quarta-feira, 01/02/2012

SP lança campanha para incentivar doação de sangue nas empresas

O Governo do Estado, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias da Saúde e da Casa Civil, lançaram nesta quarta-feira, 1º, no Palácio dos Bandeirantes, uma campanha para incentivar a doação de sangue em empresas e instituições. Em apenas três horas, 90 funcionários se candidataram para doação. Deste total, 65 bolsas foram coletadas.

“Nós convidamos os empresários a levarem a conscientização dos funcionários a doarem sangue nas empresas. Temos que estimular e ampliar a rede de doadores, de voluntários. Esclarecer os mitos e as dúvidas e a respeito da doação e transformar essa ação num hábito rotineiro. Doar sangue é um gesto de solidariedade, de amor.”, afirmou Lu Alckmin, madrinha da campanha de doação de sangue da Pró-Sangue e uma das idealizadoras da ação.

A proposta da ação é sensibilizar os empresários para que acionem o serviço de coleta externa da Pró-Sangue, órgão da Secretaria da Saúde responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e Grande São Paulo. A coleta externa é disponibilizada por meio de agendamento prévio. Para receber o programa na instituição é imprescindível reunir grupos a partir de 100 pessoas, além de dispor de instalação adequada, provida de área bem ventilada e iluminada, de no mínimo 80 m², com bebedouro e banheiros próximos. O local também deve ter mobiliário mínimo que inclua mesas, cadeiras e lixeiras disponíveis.

Atendendo aos pré-requisitos, os interessados devem fazer o agendamento com pelo menos dois meses de antecedência, para que o local seja vistoriado e aprovado por profissionais técnicos. Na data da coleta externa, a Pró-Sangue providencia a logística necessária para efetuar a coleta, disponibilizando van, uma equipe composta de médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, além de lanche, cadeiras para doação e outros equipamentos.

O serviço de coleta externa da Pró-Sangue funciona às terças e quintas-feiras e os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue, para orientações técnicas sobre a infraestrutura e condições necessárias para a realização da coleta. Mais informações pelo telefone (11) 3061-5544 (ramais 376 e 215), de segunda a sexta, das 7h às 13h ou por e-mail: coletaexterna@prosangue.sp.gov.br.

“A coleta foi um sucesso absoluto. Cada bolsa dessa salva irá salvar até  quatro vidas. Se tivéssemos iniciativas como essa, jamais ficaríamos sem sangue em São Paulo. Principalmente no final e início de ano que é um período muito crítico. Por isso, contamos com a ajuda das empresas e da população em geral para abastecermos nossos estoques”, destacou Alfredo Mendrone Junior, médico, Diretor Técnico Científico da Fundação Pró-Sangue.

A impressão do empresariado

“Achei fantástico o que vi. Não só faremos dentro da Vult, mas também divulgaremos na região para estimular as empresas vizinhas e assim mobilizar um número maior de pessoas para contribuir. Já conversamos com os funcionários que ficaram entusiasmados com a ideia”, contou Murilo Reggiani, da Vult Cosmética.

Para Suzane Sanvozo, da Associação Paulista de Supermercados (APAS), a ideia é divulgar e desenvolver uma campanha assim. “Vamos estimular a doação de sangue e contribuir para que muitas vidas sejam salvas”.

“A ação é super positiva. Estamos presentes em mais de 30 shoppings. A nossa intenção é estender o posto de coleta móvel para esses pontos de venda e abranger um número maior de pessoas”, ressaltou Nelson Siena, representando a empresa Mister Sheik.

Requisitos para ser um doador

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

 

 

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945