quarta-feira, 15/05/2024

Fundo Social de São Paulo lança edital para contemplar 30 municípios em convênio para Cursos de Informática

Cidades interessadas devem encaminhar os documentos estabelecidos no edital até o dia 28 deste mês por email

O Programa “Escola de Qualificação Profissional” do Fundo Social de São Paulo está abrindo um edital de manifestação de interesse para a realização de convênios voltados à implantação de cursos da Escola de Informática em 30 municípios do Estado. O objetivo é promover a qualificação profissional por meio de cursos de Informática básica e avançada. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 10.

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, destaca que este edital representa uma excelente oportunidade para os municípios expandirem suas ofertas de educação e capacitarem seus cidadãos em habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual. “A Informática é uma área em constante evolução e dominá-la pode abrir portas para inúmeras oportunidades de emprego e empreendedorismo”, assinala.

Para participar, os municípios interessados devem atender aos seguintes requisitos: apresentar todos os documentos necessários até o dia 28/05/2024; possuir espaço físico, mobiliário e equipamentos adequados para os cursos; estar em dia com obrigações como o sistema de seguridade social, fundo de garantia por tempo de serviço e a Fazenda do Estado de São Paulo.

Os documentos exigidos incluem um ofício de manifestação de interesse assinado pelo Prefeito, declarações sobre espaço físico e equipamentos, além do plano de trabalho também assinado pelo Prefeito da cidade interessada em estabelecer o convênio com o FUSSP. Todos os modelos e detalhamentos constam no edital. Dentre os documentos pessoais, são exigidos o termo de posse do prefeito e documento de identidade com foto do prefeito que contenha o registro de RG e o CPF.

Os municípios que tiverem interesse no edital devem enviar os documentos até o dia 28 deste mês para o e-mail municipiosfussp@sp.gov.br. Caso haja mais de 30 municípios interessados, serão utilizados critérios de classificação que priorizam aqueles que não tiveram parceria nos últimos três anos ou convênios não rescindidos, além do índice de vulnerabilidade social dividido pelo número absoluto da população de cada município solicitante.

Os municípios classificados receberão 10 microcomputadores, camisetas, aventais e placas, além de um repasse financeiro de R$22.881,60 para insumos e monitores. Os cursos sugeridos incluem Informática básica e avançada, com a oferta de seis turmas ao todo durante a vigência do convênio, que é de 24 meses.

Esta é uma oportunidade para os municípios promoverem a qualificação profissional em Informática e contribuírem para o desenvolvimento local.

Link para baixar documentos sobre o edital:

Edital de Manifestação de Interesse para realização de convênios no âmbito do programa “Escola de Qualificação Profissional” – Escola de Informática