segunda-feira, 13/07/2020

SP arrecada R$ 816,4 milhões em doações privadas para combate ao coronavírus

Coletiva: montante vem de 408 empresas e entidades; apenas nesta segunda (13), campanha do Governo do Estado atraiu R$ 40,7 milhões

resumo em 3 tópicos
Governo anuncia arrecadação total de R$ 816,4 milhões em doações da iniciativa privada
Grupo Empresarial Solidário de São Paulo já contou com doações de mais de 190 empresas
Recursos e serviços doados serão aplicados na contenção dos efeitos da pandemia no Estado

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (13) a arrecadação total de R$ 816,4 milhões em doações da iniciativa privada. O montante foi obtido junto a 408 membros do Grupo Empresarial Solidário de São Paulo, que já contou com doações de mais de 190 empresas. Todos os recursos e serviços doados serão aplicados integralmente nas estratégias de contenção dos efeitos da pandemia do novo coronavírus no estado.

“O comitê empresarial solidário se reuniu nesta manhã e arrecadou mais R$ 40,7 milhões em produtos, recursos e serviços para o combate ao coronavírus e a pobreza. É o estado solidário. São empresas privadas, empresários, dirigentes de corporações que aceitaram o convite do Estado de São Paulo para ajudar a quem mais precisa”, destacou Doria.

“Muito obrigado a esses 408 integrantes do Comitê Empresarial Solidário, que é um exemplo, um modelo para o Brasil, de orientação voluntária dedicada a salvar vidas e proteger os mais pobres”, agradeceu o Governador.

As reuniões do Grupo Empresarial Solidário de São Paulo são realizadas semanalmente e a desta segunda-feira foi a 14ª. Todo o processo de recebimento das doações, entrega e aplicação dos recursos está sendo auditado pela Pricewaterhouse Coopers Brasil, com apoio da Deloitte na organização dos processos.

“É muito importante contarmos com a solidariedade de todos para podermos dar um pouco de conforto àqueles que hoje estão precisando da nossa ajuda. Agradeço à solidariedade do empresariado paulista. Toda ajuda ao Fundo Social é bem vinda.”, disse Bia Doria.

Como doar

O Governo de São Paulo tem uma comissão responsável por organizar doações de entes privados e sociedade civil durante a crise do coronavírus. São aceitas doações em dinheiro, serviços e materiais, de acordo com critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

O Estado elaborou uma cartilha para orientar doadores a contribuir sem a incidência de impostos. As doações em dinheiro são concentradas no Fundo Social de São Paulo.