terça-feira, 30/04/2024

Governo de SP expande programa Praça da Cidadania com nova unidade em Hortolândia

Equipamento que oferece oportunidades de desenvolvimento socioeconômico à população é entregue com a presença da primeira-dama Cristiane Freitas

 

 

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta quinta-feira (25) em Hortolândia, região de Campinas, mais uma unidade do programa Praça da Cidadania em São Paulo. Com espaços de convivência, lazer e esportes, o equipamento conta com uma escola de qualificação profissional e serviços ao cidadão que estimulam o empreendedorismo, geram oportunidades e levam dignidade à população. A unidade é a primeira entregue fora da Região Metropolitana de São Paulo e a sétima que entra em operação no estado.

“ASPAS”, afirmou o governador.

A cerimônia de entrega contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, do presidente do Conselho do Fundo Social, Filipe Sabará, gestores, deputados estaduais, parlamentares municipais, entre outras autoridades.

O equipamento foi construído no bairro Jardim Nova América, local de fácil acesso ao corredor metropolitano de ônibus que atende ao município, e teve a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), que elaborou os projetos executivos e gerenciou a obra. O investimento estadual na ação foi de R$ 6,17 milhões.

O local possui espaços de integração social e esportiva, além de uma Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo que oferece cursos de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social e serviços ao cidadão.

“A nova unidade do programa Praça da Cidadania em Hortolândia é um marco significativo em gerar oportunidades e impulsionar o desenvolvimento econômico da sociedade. Esta iniciativa oferece não apenas espaços físicos, mas novas perspectivas para as pessoas”, destaca a presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas.

Com sete mil metros quadrados de área, a Praça da Cidadania de Hortolândia é formada por uma quadra de futebol society, quadra poliesportiva coberta, academia ao ar livre, parquinho infantil, pista de skate, arena ao ar livre, pista de caminhada, área de jogos, pergolado e espaço de descompressão com várias redes.

O prédio da escola de qualificação conta com salas de gastronomia, beleza e bem-estar, esterilização, moda e arte, informática, espaço com serviços ao cidadão, duas salas multiuso, administração, copa, lavanderia, depósito, almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da escola de construção civil.

Para mitigar o impacto ambiental, a praça é equipada com jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em LED e pisos semipermeáveis. Já o edifício da Escola de Qualificação Profissional possui um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Com a inauguração da Praça da Cidadania em Hortolândia, já são sete equipamentos do tipo em operação no estado instalados nos municípios de Guarulhos, Santo André, Osasco, Itapevi e duas na capital, nas comunidades de Paraisópolis e Vila da Paz. O governo de São Paulo possui mais sete praças em processo de implantação e outras seis em obras.

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo lança edital para contemplar 30 municípios em convênio para Cursos de Informática

Cidades interessadas devem encaminhar os documentos estabelecidos no edital até o dia 28 deste mês por email     O Programa “Escola de Qualificação Profissional” do Fundo Social de São Paulo está abrindo um edital de manifestação de interesse para a realização de convênios voltados à implantação de cursos da Escola de Informática em 30

Fundo Social mobiliza rede de voluntários

  O Fundo Social de São Paulo solicita a ajuda de voluntários para se unirem à campanha humanitária em prol das vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. Quem quiser participar desse trabalho poderá efetuar um cadastro junto à Defesa Civil do Estado no link abaixo e, na sequência, irá receber um telefonema com

Governo de SP inicia arrecadação para vítimas do RS; veja o que doar

Água potável, produtos de limpeza e itens de higiene são prioridade para ajudar moradores afetados pelas enchentes   Movimentação no domingo no galpão do Fundo Social   O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil começaram a receber doações para serem enviadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul neste domingo (5).

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

São Paulo - SP, 05348-010