sexta-feira, 22/11/2019

Fundo Social divulga programa “SOS Mulher” nas estações da CPTM

Transportes Metropolitanos, Fundo Social e Prodesp levam informação para passageiras na Estação Brás

São Paulo, 21 de novembro de 2019. O show da Banda dos Seguranças do Metrô – BSM – deste mês tem um motivo especial: vai marcar nesta quinta-feira (21) o início das ações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) pelo combate à violência contra a mulher. O show será na Estação Brás da Linha 3-Vermelha, que faz integração com as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. A agente de estação Tays Gomes é convidada especial para cantar com a banda.

Composta por nove agentes de segurança, o grupo integra o projeto Linha da Cultura, com a proposta de levar entretenimento aos passageiros. As apresentações são mensais, com músicas de todos os gêneros.

Na próxima segunda-feira (25), Dia Internacionalmente de Combate à Violência Contra a Mulher, a STM faz uma ação de conscientização sobre essa questão também na Estação Brás. Voluntários vão orientar as mulheres com dicas de segurança, saúde e educação financeira. A violência contra a mulher é um dos grandes desafios dos direitos humanos e afeta mulheres independentemente de cor, raça e classe social.

A iniciativa é uma parceria da STM com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e com a Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, que lançaram este ano a plataforma SOS Mulher (https://www.sosmulher.sp.gov.br). Desenvolvida pela Prodesp, a plataforma disponibiliza informações sobre segurança, saúde e independência financeira para mulheres em risco de sofrer violência doméstica.

O site também incentiva o compartilhamento do conteúdo via redes sociais e aplicativos de mensagens para que as informações atinjam o maior número possível de mulheres, além de disponibilizar links para o aplicativo SOS MULHER, idealizado pela Polícia Militar, e detalhes sobre todos os serviços de apoio à mulher no Estado de São Paulo.

Também na segunda-feira, os passageiros do Terminal Jabaquara da EMTU vão poder participar de uma roda de conversa com o Bem Quer Mulher (BQM), um programa criado em 2004 com apoio da ONU Mulheres. As agentes do BQM vão esclarecer dúvidas, acolher e orientar as passageiras. A ideia é transformar medos e receios em confiança e superação.  As vítimas que quiserem podem ser encaminhadas a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista para avaliações psicológicas.

No Terminal Diadema, representantes da Casa Beth Lobo vão conversar com os passageiros para esclarecerem dúvidas sobre os direitos da mulher. Se for o caso, vítimas serão encaminhadas para a sede da instituição, que, há 21 anos, auxilia pessoas em situação de agressão e perigo.

As ações têm o objetivo de difundir informação e chamar atenção para esse problema, incentivando as mulheres a buscar ajuda, denunciar e também inibir o agressor.

Serviço:

21/11

Show da Banda dos Seguranças do Metrô com convidada Tays Gomes

Estação Brás – Mezanino do Metrô

18 h

 
25/11

Ação com dicas de segurança, saúde e independência financeira

Estação Brás – Espaço Cultural da CPTM

9h às 14h

Programa Bem Querer Mulher

Terminal Metropolitano Jabaquara – EMTU

Nelson Fernandes s/n
10h às 14h

ONG Beth Lobo

Terminal Diadema – EMTU

Av. Conceição s/n – Pq. Mamede

14h às 16h

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945