terça-feira, 19/12/2023

Governo de SP entrega escola com 1,5 mil vagas de qualificação profissional na Praça da Cidadania de Osasco

Tarcísio de Freitas também entregou 960 títulos de moradias na cidade; em Caieiras, mais de 1,2 mil famílias recebem matrículas de imóveis

Prédio das Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Osasco – Fussp

O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, entregaram neste sábado (16) a Escola de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Osasco, que vai oferecer 1,5 mil vagas gratuitas para capacitação profissional ao longo de 2024. O governador também entregou 960 títulos de regularização de moradias a famílias de Osasco e outras 1.228 matrículas de imóveis a famílias do município de Caieiras.

“É uma alegria estarmos aqui entregando esses títulos de regularização e essas moradias para tantas famílias. Somente neste ano, conseguimos entregar 63 mil regularizações, são 63 mil famílias que receberam casa própria. O Estado está aqui para ajudar”, afirmou o governador. “Além disso, com a inauguração da Escola de Qualificação Profissional de Osasco, esperamos entregar acolhimento, capacitação e oportunidade às famílias. Que nesse espaço comunitário, as pessoas encontrem empreendedorismo, para alcançar sua própria renda. Eu tenho certeza que aqui tem estilicista, costureira, chefes de cozinha. Um agradecimento ao Centro Paula Souza pelos cursos e capacitação que são oferecidos na unidade”, reforçou Tarcísio.

Além do governador e da primeira-dama de São Paulo, a solenidade reuniu prefeitos, deputados, vereadores e lideranças comunitárias da Grande São Paulo.

Para viabilizar a Escola de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Osasco, o Governo de São Paulo investiu R$ 1,5 milhão na reforma e adaptação de um prédio cedido pelo município. São 1,1 mil m² de área construída, com cinco salas customizadas para estudo prático, duas salas multiuso, um auditório com capacidade para cem pessoas e salas para serviços ao cidadão e inclusão digital.

A escola vai oferecer cursos gratuitos de curta duração para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social nas áreas de administração e empreendedorismo, beleza e bem-estar, construção civil, moda e arte, gastronomia e informática. Em média, serão 150 vagas disponíveis a cada mês.

“Com a inauguração de mais esta escola de qualificação aqui em Osasco, o Governo de São Paulo reforça a preocupação e o compromisso com o desenvolvimento das pessoas. Acreditamos que através da capacitação podemos criar oportunidades de emprego, proporcionando independência financeira e melhoria na qualidade de vida”, destacou a primeira dama, Cristiane Freitas.

A nova escola completa o funcionamento da Praça da Cidadania de Osasco, inaugurada em 2022 com área para esportes, lazer e convivência comunitária, além de ações de desenvolvimento social. Outras cinco Praças da Cidadania também atendem moradores das regiões de Paraisópolis e Vila da Paz, ambas na capital, e comunidades nos municípios de Guarulhos, Santo André e Itapevi.

O Governo de São Paulo executa obras para novas Praças da Cidadania nos municípios de Diadema, Embu das Artes, Guarujá, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo. Também há projetos para as cidades de Carapicuíba, Cubatão, Francisco Morato, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto.