Monica Serra

Período da Gestão: 01/01/2007 a 02/04/2010

Nascida em Santiago do Chile, possui mestrado pela Universidade de Cornell e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Priorizou a família, a mulher e a criança ao focar nas Metas do Milênio. Idealizou atividades sócio-culturais para crianças, idosos e funcionários públicos. Profissionalizou a gestão das Casas de Solidariedade do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo – Fussesp.

No Parque da Água Branca, criou a Sala de Leitura Léia Beigler e a Praça de Exercícios do Idoso para a inserção social, que estende a 641 municípios. Idealizou o programa Alimentação para a Saúde, uma intervenção nutricional educativa para prevenção da obesidade infantil, sobre o qual publicou um estudo, juntamente com parceiros, no Journal of Human Growth Development. Em municípios pequenos e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, implantou o programa Pedalando e Aprendendo, que doa bicicletas e capacetes aos alunos de baixa renda e capacita outros em montagem de bicicletas, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, gerando renda e evitando evasão escolar.

Lançou Visão do Futuro, um programa de prevenção/recuperação da saúde ocular na 1ª série do Ensino Fundamental, realizando, graças à parceria com a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FFMUSP, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP e a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, testes de acuidade visual, com a entrega de mais de 5 mil óculos garantida pela Associação das Consulesas de São Paulo – Aconsp.

Ampliou o programa Agente Multiplicador, expandindo e descentralizando a capacitação, e repassou recursos às entidades para montar sede própria, gerando cursos de baixo custo e produto final valorizado. Instituiu o Portal Fussesp, instrumento expedito entre Fundos Sociais para associação em programas inovadores, discussão sobre formas de gestão e sinergia de projetos, permitindo acompanhamento em tempo real. Aprovou cinco eixos de atuação do programa Verde é Vida em Espaços Urbanos (área verde, águas/saneamento, energia/iluminação, infraestrutura e sinalização) no Parque da Água Branca.

Para a Campanha do Agasalho, em parceria com o grupo de Líderes Empresariais – Lide, doou dezenas de milhares de roupas de cama às Santas Casas e hospitais filantrópicos. Também ampliou a Campanha do Agasalho com o conceito de Solidariedade Inclusiva, oferecendo produtos gerados pela comunidade em cursos profissionalizantes, com certificação, a partir de matérias-primas já doadas, permitindo a todos, e não só aos mais abastados, doar à tradicional Campanha do Agasalho – conceito que se estende, mais tarde, a outros projetos.

 

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945