sexta-feira, 17/08/2012

Programação Cultural do Espaço de Leitura aborda o Folclore no mês de agosto

O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, sediado no Parque da Água Branca, na capital, oferece durante o mês de agosto uma programação gratuita para celebrar o folclore, que vai além das lendas e cantigas de roda. As atividades que serão realizadas expressam a riqueza da cultura popular brasileira.

As oficinas de arte-educação e contação de histórias que fazem parte da programação deste fim de semana evidenciam os diferentes saberes produzidos socialmente, aproximando e integrando diferentes campos: educação informal, arte e literatura.

Sobre o Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é um projeto sociocultural e educativo viabilizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). Sediado no Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital, o Espaço de Leitura oferece aos cidadãos, em especial as crianças de 0 a 12 anos, acesso à leitura e, principalmente, a descoberta do prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação. Nesse sentido, além do acesso gratuito ao acervo variado de livros e publicações, disponíveis no Parque da Água Branca em nove quiosques temáticos, a ação realiza atividades culturais e educativas, voltadas tanto para entidades sociais cadastradas pelo Fundo Social, como para o público visitante do Parque.

Confira a seguir a programação do fim de semana:

Sábado, 18 11h Oficina de xilogravura Xilogravura sobre mitos e lendas do Brasil Com Nireuda Longobardi A oficina de xilogravuras é inspirada no livro “Mitos e lendas do Brasil em cordel”, de autoria da artista plástica e arte-educadora, Nireuda Longobardi. A atividade será iniciada com uma exposição de xilogravuras, cordéis, livros ilustrados, matrizes e ferramentas que utiliza para o entalhe. Com a intenção de destacar a beleza da cultura popular brasileira, os participantes serão convidados a produzir uma gravura sobre os mitos e lendas do nosso país. Serviço Categoria: oficina Preço: gratuito Classificação: livre Quando: 18/08 (sábado), às 11 horas Local: Espaço de Leitura Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – Perdizes Telefone: (11) 2588-5731 Sábado, 18 15h Contação de histórias Brasilidades Com Cia. A Hora da História Coletânea de contos folclóricos e poemas musicados de várias partes do país estimulam o imaginário do público. Violão, instrumentos de percussão, voz e objetos cênicos dão o tom da contação. A Cia. A Hora da História proporciona ao espectador um mergulho em nossas origens, ao redescobrir e valorizar a diversidade cultural brasileira. Serviço Categoria: contação de histórias Preço: gratuito Classificação: livre Quando: 18/08 (sábado), às 15 horas Local: Espaço de Leitura Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – Perdizes Telefone: (11) 2588-5731 Domingo, 19 11h Oficina de repente Repente de repente Com Luzivan e Sebastião O repentista, ou se preferir, o poeta popular, é um belo exemplo da cultura popular. A partir de um mote, normalmente vinculado ao cotidiano, compõe no improviso um poema em forma de repente. Nesta bem-humorada oficina, o público será convidado a produzir rimas. Os repentistas Luzivan e Sebastião também vão demonstrar como utilizar a métrica nas composições. Serviço Categoria: oficina Preço: gratuito Classificação: livre Quando: 19/08 (domingo), às 11 horas Local: Espaço de Leitura Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – Perdizes Telefone: (11) 2588-5731 Domingo, 19 15h Contação de história Contações folclóricas Com Grupo Redondilha Contações, cantigas, parlendas, adivinhas, trava-línguas, quadrinhas e outros elementos da linguagem folclórica fazem parte do espetáculo do Grupo Redondilha, que realizou extensa pesquisa sobre a literatura oral. Os contadores utilizam técnicas de teatro de animação e instrumentos musicais inusitados como recurso de expressão. Serviço Categoria: contação de histórias Preço: gratuito Classificação: livre Quando: 19/08 (domingo), às 15 horas Local: Espaço de Leitura Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – Perdizes Telefone: (11) 2588-5731 Serviço – Espaço de Leitura Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas Local: Parque da Água Branca Endereço: Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes Telefone: (11) 2588-5918 E-mail: contato.espacodeleitura@gmail.com *Em caso de chuva, os eventos são cancelados.

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945