segunda-feira, 18/06/2012

Polo Regional de Moda chega a Guapiaçu e Itapeva

As cidades de Guapiaçu e Itapeva receberam nessa segunda, 18, o Polo Regional de Moda, programa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). Agora, são 24 polos no interior do Estado. “Até a semana que vem, teremos 28 polos regionais”, disse a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, referindo-se à meta do programa voltada aos municípios do interior. “Meu sonho é transformar São Paulo no maior Polo de costura do Brasil.”

Cada Polo de moda, além de capacitar os munícipes, também atende as cidades do entorno, que enviam duas costureiras cada para aprenderem a técnica de costura. “Aqui na região de Itapeva, por exemplo, são 16 municípios, então formaremos 32 costureiras”, explicou. Dentre os municípios do entorno de Itapeva estão Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso do Itararé, Guapiara, Nova Campinas e Ribeirão Branco.

A técnica ensinada pelo programa foi desenvolvida para ensinar leigas – ou seja, pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com costura – a produzirem peças como calças e camisas. Cada curso tem duração de dois meses, três horas por dia. A prioridade é para alunos desempregados. “Nosso objetivo é gerar emprego, renda e dignidade à população”, disse a primeira-dama.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo