sexta-feira, 25/11/2022

Fundo Social de São Paulo leva para 41 cidades paulistas projeto de confecção de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer

Implantação do projeto Solidariedade em Fios terá curso de capacitação online e doação de cabelos para os fundos municipais

O Fundo Social de São Paulo vai implantar em 41 cidades paulistas o projeto Solidariedade em Fios, que ensina a confeccionar perucas para serem doadas a pessoas em tratamento contra o câncer.

A cerimônia de expansão do programa ocorreu nesta quarta-feira (23), em um evento no Palácio dos Bandeirantes, com a presença da primeira-dama, Luciana Garcia, da Presidente do Conselho Deliberativo, Berenice Giannella e dos representantes dos 41 municípios que vão desenvolver o curso.

Na ocasião, foram doados 12 kg de cabelos para cada município iniciar o projeto e a explicação de como será feita a capacitação dos profissionais.

A primeira-dama do Estado agradeceu a todos os integrantes que trabalharam arduamente na elaboração do programa e salientou a importância do projeto na vida das mulheres. “Parabéns por replicarem a solidariedade, a doação das próteses é um trabalho incrível essa é uma ação que nos orgulha muito. Esperamos que o Solidariedade em Fios seja adotado em todos os municípios e os que estão aqui hoje já sairão com as próteses em mãos para realizarem esse trabalho muito admirável.”

A presidente do Fundo Social, Berenice Giannella, explicou como funcionou a implantação do projeto nos 41 municípios. “Fizemos uma consulta nos 645 municípios paulistas para saber quais tinham interesse. Após a resposta positiva, fizemos uma triagem das cidades que já tinham os nossos cursos para a confecção das próteses de cabelo e, por fim, uma busca sobre hospitais e centros de tratamento de combate ao câncer para avaliar a demanda dessas próteses. E hoje estão aqui os primeiros replicadores desse projeto.”

Representante do Hospital de Base de São José de Rio Preto recebendo o kit de cabelos para a implantação do projeto Solidariedade em Fios

A quantidade de cabelo doado permite que sejam feitas dez ou mais perucas por município, com cada uma pesando por volta de 400 gramas. Além da capacitação online, o Fundo Social vai prestar consultoria para auxiliar os municípios a desenvolverem o curso.

O projeto Solidariedade em Fios nasceu em 2017, quando o Fundo Social recebeu doações de cabelos e então criou os cursos de Confecção de Prótese Capilar e Megahair. Desde então, o programa já atendeu mais de 200 pacientes da capital paulista, que recebiam uma prótese personalizada, semelhante ao cabelo que tinham antes do tratamento de quimioterapia.

O evento contou com a presença da futura primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, a convite da primeira-dama, Luciana Garcia.