quinta-feira, 09/08/2012

Folclore é tema da Programação de agosto do Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade

 

O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, sediado no Parque da Água Branca, na capital, oferecerá durante o mês de agosto uma programação gratuita para celebrar o folclore, que vai além das lendas e cantigas de roda. As atividades que serão realizadas expressam a cultura popular tradicional e os saberes coletivos transmitidos pelo convívio social.

Teatro, música, contação de histórias, repentes, brincadeiras e oficinas de arte-educação terão como propósito evidenciar ao público práticas e costumes cotidianos, que com suas crenças e valores constróem a identidade nacional. A intenção da programação é dar voz às diferentes manifestações folclóricas.

Sobre o Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é um projeto sociocultural e educativo viabilizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). Sediado no Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital, o Espaço de Leitura oferece aos cidadãos, em especial as crianças de 0 a 12 anos, acesso à leitura e, principalmente, a descoberta do prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação. Nesse sentido, além do acesso gratuito ao acervo variado de livros e publicações, disponíveis no Parque da Água Branca em nove quiosques temáticos, a ação realiza atividades culturais e educativas, voltadas tanto para entidades sociais cadastradas pelo Fundo Social, como para o público visitante do Parque. 

Confira a seguir a programação* do fim de semana. 

Sábado, 11
11h
Oficina de carimbos
Com Cleiri Cardoso
A artista e arte-educadora, Cleiri Cardoso, inspirou-se na obra de um dos maiores gravuristas brasileiros, Gilvan Samico, para criar a oficina de carimbos em EVA e madeira com base em histórias de cordel.
A atividade que é destinada às crianças e adolescentes, será iniciada com um bate-papo, a partir da exposição de xilogravuras de Samico e obras da literatura de cordel.

Serviço
Categoria: oficina
Preço: gratuito
Classificação: livre
Quando: 11/08 (sábado), às 11 horas
Local: Espaço de Leitura
Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – Perdizes
Telefone: (11) 2588-5731

Sábado, 11
15h
Teatro de bonecos
O coronel e o curupira
Com Teatro Por Um Triz
Coronel muito mandão deseja que sua filha Ritinha conquiste um noivo rico e faz uma festa para conhecer os pretendentes, mas ela está apaixonada por um simples marinheiro. O Teatro por Um Triz reúne neste espetáculo seres fantásticos do folclore, Bumba-meu-boi, Saci e o Curupira estão presentes na história e interferem no destino dos personagens. A história, típica do teatro popular, é entremeada com cirandas, frevos e músicas do Bumba-meu-Boi. A apresentação encanta ao público ao utilizar bonecos de luva e vara de manipulação, mesclando materiais rústicos e sofisticados.

Serviço
Categoria: teatro de bonecos
Preço: gratuito
Classificação: livre
Quando: 11/08 (sábado) , às 15 horas
Local: Espaço de Leitura
Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – Perdizes
Telefone: (11) 2588-5731

 

Domingo, 12
11h
Oficina de brincadeiras
Brincadeiras tradicionais
Com Ana Maria Carvalho
Os participantes entrarão em contato com um vasto repertório de brincadeiras ligados à cultura popular brasileira. Ciranda, coco, movimentos e ritmos que despertam o poder transformador da brincadeira. Esta divertida oficina tem a intenção de demonstra que o folclore é vivo, transmitido de geração a geração, nas brincadeiras de roda, de rua e, agora, no playground.
 
Serviço
Categoria: oficina
Preço: gratuito
Classificação: livre
Quando: 12/08 (domingo), às 11 horas
Local: Espaço de Leitura
Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – Perdizes
Telefone: (11) 2588-5731

Domingo, 12
15h
Apresentação teatral
Na beira do rio
Com Cia. Contos e Cantos
Inspirado no folclore da região amazônica, o espetáculo traz duas atrizes que relatam histórias, lendas, causos e contos. O trabalho é fruto de pesquisa de dois meses em cidades ribeirinhas do norte do país. A apresentação, que evidencia a riqueza cultural da população ribeirinha do norte do país, revela interpretações do vivido, que nada tem de prático, mas sim de fantástico.

Serviço
Categoria: contação de histórias
Preço: gratuito
Classificação: livre
Quando: 12/08 (domingo), às 15 horas
Local: Espaço de Leitura
Endereço: Rua Ministro de Godói, 180 – Perdizes
Telefone: (11) 2588-5731

Serviço – Espaço de Leitura
Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Local: Parque da Água Branca
Endereço: Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes
Telefone: (11) 2588-5918
E-mail: contato.espacodeleitura@gmail.com

*Em caso de chuva, os eventos são cancelados.

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945