sábado, 21/02/2026

Fundo Social de SP inaugura Praça da Cidadania em Embu das Artes

Espaço une lazer, convivência e cursos gratuitos; entrega marca os 67 anos do município

O Fundo Social de São Paulo inaugurou neste sábado (21) a Praça da Cidadania de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. A entrega ocorreu durante a semana em que o município comemorou seus 67 anos, celebrados no dia 18. Localizada na Vila Perequê, a nova praça oferece áreas de esporte e lazer e abriga uma Escola de Qualificação Profissional com cursos gratuitos voltados à população.

Com a inauguração, Embu das Artes passa a integrar o programa Praça da Cidadania, que já conta com unidades em Guarulhos, Osasco, Itapevi, Mauá, Mogi das Cruzes, Paraisópolis, Vila da Paz, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Santo André e São Bernardo do Campo. Esta é a 12ª unidade entregue no Estado.

O empreendimento ocupa área superior a 18 mil m², planejada para atender diferentes faixas etárias. O espaço conta com quadra poliesportiva, pista de skate, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada, área de jogos, arena multiuso e horta comunitária. A estrutura também inclui salas destinadas aos cursos de qualificação profissional.

A implantação da Praça da Cidadania contou com investimento de cerca de R$ 6 milhões, viabilizado pelo Fundo Social de São Paulo em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Após a entrega, a Prefeitura de Embu das Artes será responsável pela manutenção e zeladoria do espaço, enquanto a Organização da Sociedade Civil Movimento Paulista ficará à frente da gestão da Escola de Qualificação Profissional, com apoio do Fundo Social na oferta gratuita dos cursos.

Escola de Qualificação Profissional

Integrada ao projeto, a Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social oferece cursos em seis áreas: moda e arte, beleza e bem-estar, gastronomia, informática, construção civil e administração. Com capacidade para atender cerca de 120 alunos por dia, a iniciativa amplia as oportunidades de inserção produtiva e geração de renda.

A unidade conta com salas equipadas de acordo com cada área de formação, com mobiliário, equipamentos e insumos específicos. A estrutura permite a realização de aulas teóricas e práticas no próprio espaço, alinhadas às demandas do mercado. Ao término dos cursos, os participantes recebem certificação.

Durante a inauguração, a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, ressaltou o impacto social das capacitações. “O objetivo desses cursos é oferecer habilidades e ferramentas para que os alunos se insiram no mercado de trabalho. O mais importante é que, ao receberem o certificado, eles tenham novas perspectivas e oportunidades. Que esse conhecimento abra portas e liberte sonhos”, declarou.

Escola de Moda e Arte da Praça da Cidadania de Embu das Artes

 

Sustentabilidade

A Praça da Cidadania de Embu das Artes foi planejada com foco em soluções sustentáveis, que reduzem impactos ambientais e promovem eficiência no uso de recursos. O projeto inclui iluminação em LED, jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais e sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva.

Novas Praças

O programa segue em expansão. Em 2026, estão previstas inaugurações de Praças da Cidadania em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Diadema, ampliando a política pública de integração social ao reunir, em um mesmo espaço, lazer, convivência e qualificação profissional em diferentes regiões do Estado.

Compartilhe

Últimas Notícias

Caminho da Capacitação: Fundo Social de SP celebra formatura de 572 alunos em Campinas

Iniciativa levou qualificação a 11 bairros do município e conectou a população a mais de 1500 oportunidades de trabalho; evento marcou o anúncio de uma nova Praça da Cidadania O Fundo Social de São Paulo formou, neste sábado (11), 572 alunos em Campinas, na conclusão de mais um ciclo do programa Caminho da Capacitação. A

Caminho da Capacitação segue com cursos gratuitos em oito municípios da Grande São Paulo

Programa do Fundo Social de São Paulo oferece 450 vagas em cursos de qualificação profissional entre 13 e 17 de abril O Caminho da Capacitação, programa do Fundo Social de São Paulo voltado à qualificação profissional gratuita, dá continuidade às atividades na Grande São Paulo com novas turmas entre os dias 13 e 17 de

Caminho da Capacitação prorroga inscrições para cursos gratuitos em 15 municípios da região de Ribeirão Preto

Interessados podem se inscrever até o início das aulas, que serão realizadas entre 23 de abril e 7 de maio O Caminho da Capacitação, do Fundo Social de São Paulo, prorrogou o prazo de inscrições para o 19º ciclo de cursos gratuitos de qualificação profissional na região de Ribeirão Preto. Com a atualização, os interessados

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

São Paulo - SP, 05348-010