quarta-feira, 07/11/2012

Zona norte da capital recebe dois novos Polos Regionais da Escola de Moda

Nesta terça-feira, 6, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, inaugurou dois novos Polos Regionais da Escola de Moda na zona norte da capital. O primeiro deles no bairro do Tremembé e o segundo no bairro Vila Nova Cachoeirinha.

O Fundo Social de Solidariedade doou às duas entidades assistenciais um Kit Costura, composto de 10 máquinas de costura, sendo 7 retas, 1 overloque, 1 galoneira e 1 caseadeira, 20 cadeiras, 4 mesas de corte, além de um repasse para a aquisição de insumos como fita métrica, tesoura, tecidos, ferro e tábua de passar.

O Centro de Assistência Social Nossa Senhora da Piedade (Caspiedade), no Tremembé, será o 22º Polo Regional da Escola de Moda. O centro já formou sua primeira turma e a ex-aluna e agora professora Ernestina Simões, 63, revela que perdeu seu medo de costurar com as aulas do Polo. “Eu tinha medo e mal conseguia chegar perto da máquina. Para minha surpresa e com o apoio da professora, a vontade de aprender foi aumentando a cada dia, a tal ponto que eu consegui me desenvolver tão bem que fui convidada para ser professora”, afirma Ernestina.

O 23º Polo Regional terá sua sede na Sociedade Amigos e Moradores do Conjunto Habitacional Engenheiro Guilherme H. P. Coelho. O centro atenderá seis entidades do entorno e capacitará moradores de quinze bairros e comunidades vizinhas. Segundo Maria Costa de Oliveira, 65, aluna da 1ª turma do Polo, o curso foi uma oportunidade de expandir seu conhecimento. “Sou de uma família humilde, do interior, e não tive oportunidade de estudar, mas sempre quis fazer um curso de costura. No Polo de Moda eu consegui ir além do que eu sabia na costura. Realizei o sonho de fazer um curso e também o de vestir uma beca no dia da formatura. Foi emocionante”, aponta Maria.

A partir de agora, cada Polo se responsabilizará, entre outras atribuições, pela contratação dos instrutores, disponibilização e custeio do espaço e manutenção do maquinário. A ideia é que esses Polos sirvam de capacitação para moradores de bairros próximos e que futuramente, estes alunos possam dar origem a novas Escolas de Moda na região.