sexta-feira, 13/05/2016

Vilarejo será construído no Espaço de Leitura por crianças

Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), convida as crianças a participar da oficina “Minha casa, minha vila” com o Ateliê Modestamente Revolucionário neste sábado, 14/5, às 15h.

A partir de materiais reciclados, como papelão, rolos de papel higiênico, garrafas plásticas e outros, os participantes vão construir pequenas casas (apartamento, barraca, iglu, trailler) para formar uma pequena cidade flutuante que vai morar no Clube de Histórias, uma das casinhas de livros do Espaço de Leitura.

Quem conduz a oficina é a criativa Teresa Sbardellati, do Ateliê Modestamente Revolucionário, que faz cenografia artesanal para filmes e campanhas publicitárias. A oficina é indicada para crianças com mais de 5 anos.

E nas manhãs de sábado e domingo, às 11h, os educadores do Espaço de Leitura propõem atividades com crianças e adultos sempre com o livro como disparador das propostas. É o programa maiúsculos & MINÚSCULOS.

Todas as atividades do projeto são gratuitas e com classificação livre.

 

Sábado, 14
11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS: QUEM SERÁ QUE ELE É?
Com Maiana Monteiro e Marina Melo
Você já olhou para um desconhecido e tentou adivinhar como é a vida dele? Será que aquela moça sonha em ser arquivista? Imagina que aquele outro morre de medo de palhaço? Com a ajuda de um simpático casal de velhinhos, vamos imaginar e inventar a vida dos outros.

15h

Oficina artística
MINHA CASA, MINHA VILA
Com Ateliê Modestamente Revolucionário
Neste terceiro encontro com a artista Teresa Sbardellati, as crianças vão colaborar na criação de um vilarejo. Cada uma delas será convidada a construir a sua pequena casa (apartamento, barraca, iglu, trailer etc) para juntos formar aos poucos uma grande cidade flutuante no Clube de Histórias, casinha de livros localizada na Vila de Todo Dia do Espaço de Leitura .
Participantes: até 25 crianças a partir de 5 anos de idade.

 

Domingo, 15

11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS: FORMIGUEIRO DE LETRAS
Com Filipe Falcone e Rafael Ribeiro Lucio
Partindo de diferentes formatos de páginas de livros, os educadores trazem a exploração de possibilidades não convencionais de leitura para a criação de um formigueiro composto por palavras.

15h
Mediação de Leitura
Com Maiana Monteiro e Marina Melo
As educadoras vão apresentar para as crianças participantes as obras da exposição em cartaz “A Leitura da Leitura”. São diversos livros de artista da editora Sarau Visual que exploram o livro como objeto.

 

Todo domingo

Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não entram enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

 

EXPOSIÇÃO

A LEITURA DA LEITURA – maneiras de ler
Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas
Até 31 de julho
Na casinha estão expostos livros de artista da editora Sarau Visual. A proposta é explorar outras possibilidades de apreciar um livro que pode ser um quadro, pode ser uma obra impressa em tecido, pode ser que precise rodar uma manivela para ler a história. O cenário com pallets e material de demolição foi criado por Barão Di Sarno e Raphael Franco do Instituto a Cidade Precisa de Você. Ao ar livre, nos painéis, são destacadas as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. Em um dos painéis, tem um desafio de leitura que o participante precisa girar três rodas e ver o que o acaso pede para ler de um jeito diferente.

 

SOBRE O FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

SERVIÇO – ESPAÇO DE LEITURA
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 2588-5811

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945