sexta-feira, 25/09/2015

Vamos falar sobre medo?

Até o dia 29 de novembro, a exposição “Medo de quê?”, do Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado, terá sessões de contos de terror para os pequenos e grandinhos. Em uma sala escura ornamentada com árvores e corvos, o público será convidado a ouvir histórias de mistérios, causos intrigantes e fantásticos.

A exposição explora os temas de uma das casinhas temáticas do Espaço de Leitura, a “Gruta do Grito”, que oferece para leitura livros de susto, temas horripilantes e monstros. Depois das sessões, a proposta é convidar os visitantes para criar suas próprias receitas contra os medos que mais os apavoram. No final da exposição, em novembro, as melhores receitas vão compor um livro.

As sessões acontecem aos sábados e domingos, das 10h às 17h, com sessões a cada uma hora.

E no fim de semana, tem contação de histórias!

No sábado (26) e domingo (27), às 15h, o Espaço de Leitura apresenta duas narrações de histórias com os artistas Débora Vivian, Clayton Bonardi e Mateus Menezes. No sábado, a história é “O Pequeno Polegar”, com o uso de animação em objetos, o enredo fala de um casal muito pobre que decide abandonar os filhos na floresta. O filho menor, bastante esperto, lembra o caminho de casa e consegue voltar com os irmãos. Porém, os pais abandonam novamente as crianças, agora em um lugar distante. Sem saber como retornar, os filhos perdidos vão parar na casa de um ogro terrível.

Já no domingo, é a vez da história “O Barba Azul”. Quando a linda princesa se casa com o temido Barba Azul, ela recebe um impedimento muito claro: é proibido entrar num dos quartos do castelo! Mas ela fica muito curiosa e não resiste à tentação. O que há de tão assustador naquele quarto? Porque será que o Barba Azul esconde este quarto de todo mundo? Quem tiver coragem, vai descobrir.

As atividades do Espaço de Leitura são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana. Além da programação especial, o Espaço oferece aos frequentadores um acervo com livros infantis e infantojuvenis, dispostos em diversos quiosques temáticos para ler e se divertir.

Programação Permanente

Toda sexta

Das 13h às 14h

CLUBE DE LEITURA

Nesse clube pode ter piscina, deserto, filosofia, causos, gente com muito medo ou histórias de coragem. É que nesse clube, os participantes se encontram para compartilhar leituras – trechos de um romance, crônica, poema etc. O que vale é o momento com o grupo e a boa conversa sobre a leitura do dia.

Todo sábado e domingo

[até 29 de novembro]

11h | Atividade educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS

As atividades do maiúsculos & MINÚSCULOS são desenvolvidas pelo Educativo do Espaço de Leitura para atender as famílias que frequentam o Parque da Água Branca aos finais de semana. De acordo com o público presente, os educadores propõem roteiros de interação com os livros, seja por meio de narração de histórias, leituras, brincadeiras, jogos e oficinas de criação. Você já pensou que o tema de um livro pode virar um jogo de tabuleiro? Ou então que é possível brincar de dominó com capas de livros? Inventar um personagem para você mesmo? Desenhar nos vidros das casinhas de leitura, criar notícias de jornal inventadas ou registrar suas memórias num varal de histórias. Estas são algumas propostas que convidam pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos para entrar em contato com os livros do Espaço de Leitura. Com o auxílio de esquemas lúdicos, reflexões e muito afeto, adultos e crianças se aproximam e compartilham o prazer da leitura. A cada semana, uma proposta nova!

Todo domingo

Das 14h às 17h

FEIRA DE TROCA DE LIVROS

Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

ACERVO DE LIVROS DO ESPAÇO DE LEITURA

São cerca de 2 mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: Castelo Voador (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); Ponto da Interrogação (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); Gruta do Grito (suspense, mistério, medo, monstros); Clube de Histórias (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); Coreto do Aconchego (livros e brinquedos para bebês); Casa dos Livros (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

SOBRE O FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA

É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

SERVIÇO – ESPAÇO DE LEITURA

Aberto de terça a domingo. Terça: das 10 às 17 horas. De quarta a domingo: das 9 às 18 horas

Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 11 2588-5918

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945