sexta-feira, 09/11/2018

Unidade móvel da Padaria Artesanal marca presença no Mesa SP

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) iniciou hoje, 09, sua participação no Mesa SP, um dos maiores eventos gastronômicos do país. Realizado entre os dias 9 a 11 de novembro no Memorial da América Latina, a programação conta com palestras, aulas práticas, produtos e degustações.

Uma parceria entre o FUSSESP e o Via Rápida Emprego oferecerá workshop do curso de Padaria Artesanal dentro da Carreta, estacionada no Memorial, durante os três dias do evento, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, para 15 participantes previamente inscritos.

As receitas são ministradas por Ailton Jesus da Silva, também conhecido como Chef Brown, professor da Padaria Artesanal sediada no Fundo Municipal do Guarujá, município localizado no litoral sul de São Paulo. Os alunos que participarem, irão aprender a fazer pães à base de água; pão de goiabada com leite ninho; e baguete de frios.

Das 12h às 13h, os visitantes poderão entrar na carreta para conhecer como funciona a estrutura da Padaria Artesanal, obter informações sobre os cursos e como entidades e municípios podem solicitar parcerias para implantar o projeto nas comunidades.

 

Chef Brown

O Chef Brown, como é conhecido, há 16 anos, vivia nas ruas de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, quando pela primeira vez ouviu falar sobre o projeto da Padaria Artesanal, inaugurado em um dos centros comunitários da cidade. Foi então convidado a participar das aulas e mal sabia que sua vida mudaria para sempre a partir daquele momento.

Brown antes de iniciar o curso, era usuário de drogas e vivia nas ruas da cidade, “Eu vivia sem destino, me envolvia com muita coisa errada”, conta. Porém, percebeu que o convite era uma oportunidade para transformar sua vida, então aceitou o desafio. Aos poucos foi deixando o vício de lado e dedicando-se cada vez mais à panificação. Com o que aprendeu, começou a fazer pães e salgados para vender, passando a sustentar a família.

“Existe o Ailton antes e existe o Ailton depois. Foi uma transformação na minha vida, este curso me deu a estrutura de ajudar a minha esposa a cursar sua primeira faculdade, condições para levar uma alimentação mais adequada para casa, além de poder ajudar também meus pais e meu filho”, relata.
Livre das drogas, continuou a se especializar e foi convidado a dar aulas de qualificação profissional no Fundo Municipal. Hoje, é exemplo para quem o conhece e, por meio da sua experiência, consegue ajudar outras pessoas a mudarem a realidade em que vivem.

Sobre participar de um evento grandioso como este representando o Fundo Social, ele conta, “Para mim é tudo. Um evento desta magnitude, onde participam vários chefes do mundo todo. Só tenho que agradecer esta oportunidade e dar o meu melhor. É um sonho realizado”, finaliza.

 

Padaria Artesanal

A Padaria Artesanal foi lançada em 2001. O objetivo do projeto é formar agentes multiplicadores por meio da capacitação que, ao voltarem para suas comunidades, terão o compromisso de transmitir os conhecimentos e habilidades adquiridas a outras pessoas.

Durante o curso de um dia de duração, os alunos aprendem a fazer 10 tipos de pães, além de receberem noções de ética, higiene e cidadania. De 2001 a 2006, foram doados mais de nove mil kits a entidades sociais, Fundos Municipais e escolas estaduais. Neste período, foram capacitados mais de 20 mil agentes multiplicadores no Estado de São Paulo, além de pessoas vindas de 17 estados brasileiros e outros países como Paraguai e Angola.

Atualmente, o projeto está presente em três unidades próprias do Fundo Social. De 2011 até o momento, foram entregues 1.253 kits da Padaria Artesanal, instalados no interior do Estado e em entidades sociais da capital. Neste mesmo período, foram qualificadas 105.543 pessoas.

Para participar, é preciso ter a partir de 16 anos, sem necessidade de apresentar escolaridade mínima. Mais informações sobre o curso pelos telefones:(11) 2193-8446 ou 8969 ou pelo site.

SERVIÇOS
Endereço: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (Mesa ao Vivo – portões 9 e 10 / Mesa Tendências: portões 12 e 13)
Data: 9, 10 e 11 de novembro de 2018
Ingressos e programação completa: www.mesasp.com.br

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945