sexta-feira, 03/06/2016

Terceiro grande arraiá do Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), preparou uma programação especial para o mês de junho com muitas atividades educativas, contação de histórias, sarau e, para finalizar, o Terceiro Grande Arraiá do Espaço de Leitura.

A festa junina vai acontecer no dia 26 de junho, das 13h às 18h, com brincadeiras tradicionais como cadeia, pescaria, corrida do ovo, dança da laranja e o romântico correio elegante. E como já é nossa marca em todos os Arraiás do Espaço de Leitura, teremos um fotógrafo fazendo o lambe-lambe do público com imagens em sépia. Todos os participantes da brincadeira ganham um livro infantil ou infantojuvenil da Editora Peirópolis. Às 15h, começa uma grande quadrilha em que todos são convidados a participar e segue com o autêntico forró do Ricardo Dutra Trio tocando sanfona, viola, rabeca, flauta, zabumba, triângulo e pandeiro.

Todas as atividades são gratuitas! Confira a programação do mês:

Sábado, 4
11h
Oficina educativamaiúsculos & MINÚSCULOS: VITRINE DE PERSONAGENS
Com Ana Ferreira Santos e Anna Veliago Costa
Com base no livro “Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas”, de Ricardo Azevedo (Companhia das Letrinhas), os participantes são convidados a pintarem nos vidros das casinhas de livros um personagem a partir do reflexo do próprio corpo.
Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos.

15h
MEDIAÇÃO DE LIVROS
Com Martin Smit e Renato Nonato
Os educadores fazem a mediação de “Vozes no parque”, de Anthony Browne (Zahar) e e “Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul com bolinhas brancas”, de Ricardo Azevedo (Companhia das Letrinhas).
Atividade indicada para todas as idades.

Domingo, 5
11h
Oficina educativamaiúsculos & MINÚSCULOS: QUERO SER COISA
Com Martin Smit e Renato NonatoNa vida, temos vários papéis. Podemos ser amigo, filho, professor, vizinho… E se também pudéssemos ser uma caixa ou um guarda-chuva?Nesta oficina inspirada no livro “Os mundos de Tereza”, de Marcelo Romagnoli (Companhia das Letrinhas), vamos conhecer a história de uma menina que se transforma em qualquer coisa para conhecer o mundo.
Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos.

15h
Apresentação musical
CANTIGAS E CANÇÕES DAQUI E DALI
Com Racauí
O espetáculo traz letras, melodias e ritmos simples e lúdicos, envolvendo brincadeiras, danças e trava-línguas. As rimas, repetições e trocadilhos fazem da música uma brincadeira. O repertório conta com referências de ritmos brasileiros e de autores da literatura universal.
Apresentação indicada para todas as idades.

Sábado, 11
11h
Oficina educativamaiúsculos & MINÚSCULOS: DIÁRIO OFICIAL DE NOTÍCIAS INVENTADAS
Com Filipe Falcone e Rafael Ribeiro Lucio
Após uma conversa sobre o jornal – o que é, para que serve, para quem é e como é escrito, crianças e adultos são estimulados a criar uma imagem com recortes e colagens de jornais e revistas e, em seguida, inventam uma notícia para a figura.
Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos.

15h
Mediação de livro
LEITURA DE CORPO INTEIRO
Com Leticia LiesenfeldA proposta de mediação com os livros ilustrados apresenta possibilidades de diálogo entre o objeto livro e a dinâmica da arquitetura corporal, explorando formas de envolvimento e intimidade. Um caminho para tecer conexões que ampliam o jogo e a expressividade da leitura em voz alta e do contar “com o livro em presença”.
Atividade indicada para todas as idades.

Domingo, 12
11h
Oficina educativamaiúsculos & MINÚSCULOS: APERTE AQUI
Com Maiana Monteiro e Marina Melo
O que será que acontece depois que a gente aperta um botão? Um convite para ação e reação, jogo e dispositivo acontece depois da leitura de “Aperte aqui”, de Hervé Tullet (Ática).
Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos.

15h
Narração de história
CONTANDO E ENCANTANDO COM A ÁFRICA
Com João AcaiabeDo universo de contos, lendas e poemas da cultura africana, o artista apresenta “O Menino azul”,“Natureza mestiça”, “O macaco e a velha”, “O espelho mágico” e os “Irmãos Zulus”. Todas essas narrativas possuem elementos lúdicos que provocam a reflexão sobre temas como desigualdade, identidade cultural e preconceito.
Apresentação indicada para todas as idades.

 

Sábado, 18
11h
Oficina educativamaiúsculos & MINÚSCULOS: VARAL DE PERGUNTAS
Com Ana Ferreira Santos e Renato Nonato
Quanto vale uma pergunta? Aqui no Espaço de Leitura elas valem muito!Nesta atividade, os participantes serão convidados a trocar perguntas e respostas como as que estão no “Livro das perguntas”, de Pablo Neruda (Cosac Naify).
Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos.

15h
Oficina artística
OFICINA DE TRIPAS
Com Ateliê Modestamente Revolucionário
O alvo deste quarto encontro é a Gruta do Grito, casinha de livros localizada no Beco dos Mistérios do Espaço de Leitura. Nesta oficina, as crianças vão aprender a fazer de forma simples partes do corpo (mãos e dedos de silicone), sangue de mentira e olhos de vários tamanhos e tipos para decorar a casinha.
Participantes: até 25 crianças a partir de 5 anos de idade.

Domingo, 19
11h
Oficina educativamaiúsculos & MINÚSCULOS: AGORA EU ERA
Com Anna Veliago Costa e Martin Smit
Agora eu era isso, agora eu era aquilo, agora não sei mais o quê.  A partir da leitura do livro “Agora eu era”, de Arthur Nestroviski e Laerte (Companhia das Letrinhas), os educadores propõem a criação de personagens com variadas profissões e a descoberta de seus pontos de vistas.
Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos.

15h
Narração de histórias
BICHOS COM FOME DE LIVROS
Com Leticia Liesenfeld
Camelos que se tornaram sábios depois de comerem pilhas de livros? Verdadeiras bibliotecas vivas passeando pelo deserto, esses ruminantes trazem outros contos de bichos que também fizeram suas leituras de livros, de pessoas, de situações e delas tiraram o alimento para suas aventuras. Vamos petiscar histórias salgadas, adocicadas e com sabor de vento?
Atividade indicada para todas as idades.

Sábado, 25
11h
Roda de conversa para a primeira infância
RODA DE BARRIGAS E BEBÊS: A LEITURA E A LITERATURA DESDE A GRAVIDEZ
Com Daniela Padilha
Por que ler para um bebê se ele ainda não entende a história? E o que ler? Como selecionar um livro para criança? Nesta roda de pais, cuidadores e bebês, a educadora propõe a troca de experiências leitoras, das memórias e afetividades de cada um.
Atividade indicada para pais, cuidadores de bebês e crianças de até 3 anos.

15h
Sarau
SUPERSÔNICO – O SARAU DO ESPAÇO DE LEITURA
Com palhaço Adão, educadores e participantes do Espaço de Leitura
Aqui, o artista é o público e o alvo são textos e poemas da literatura infantil e infantojuvenil. Conquistados pelo mestre de cerimônias palhaço Adão, crianças e adultos são os protagonistas deste evento!su.per.sô.ni.co adj (super+sônico) 1. Diz-se das vibrações e ondas sonoras, de frequência maior que a que o ouvido humano pode perceber. 2. Relativo ao que se move com velocidade superior à do som no ar; ultrassônico. (Dicionário Michaelis).
Atividade indicada para todas as idades.

Domingo, 26
TERCEIRO GRANDE ARRAIÁ DO ESPAÇO DE LEITURA
13h às 18h
BRINCADEIRAS JUNINAS
Todos os presentes são convidados a se divertir com as brincadeiras típicas das festas juninas: pescaria, cadeia, argolas, entre outras. Os participantes levam de prenda um livro da Editora Peirópolis!

14h às 18h
LAMBE-LAMBE
Com Paulo Savala
Em um pequeno estúdio a céu aberto, quem quiser pode fazer uma foto típica do sertão do Nordeste.

15h
Quadrilha aberta
Com equipe e público do Espaço de Leitura
A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada principalmente na região Nordeste do Brasil. Originária das zonas rurais da França e Inglaterra, desembarcou nos bailes da Corte Portuguesa no Brasil e foi ganhando popularidade em todo o País. Nesta festa, quem quiser entrar na dança é só arrumar um par e cair no gingado! 

15h30
Apresentação musical: Viva São João!
Com Ricardo Dutra TrioNeste baile, o trio vai tocar muito forró (baião, xote e xaxado), coco e bumba-meu-boi. A formação do grupo é inspirada nos trios de forró do Nordeste que tocam sanfona, viola, rabeca, flauta, zabumba, triângulo e pandeiro. Durante a apresentação, os músicos revezam-se nos instrumentos, criando uma atmosfera característica dos sertões, dos cerrados e das caatingas brasileiras.

Atividades indicadas para todas as idades.

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, os participantes trazem um título e levam outro! A cada dez livros trocados, ganha-se um.[Só não entram na troca enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

EXPOSIÇÃO
A LEITURA DA LEITURA – maneiras de ler
Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas
Até 31 de julho
Na casinha estão expostos livros de artista da editora Sarau Visual. A proposta é explorar outras possibilidades de apreciar um livro que pode ser um quadro, pode ser uma obra impressa em tecido, pode ser que precise rodar uma manivela para ler a história. O cenário com pallets e material de demolição foi criado por Barão Di Sarno e Raphael Franco do Instituto a Cidade Precisa de Você. Ao ar livre, nos painéis, são destacadas as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. Em um dos painéis, tem um desafio de leitura que o participante precisa girar três rodas e ver o que o acaso pede para ler de um jeito diferente. 

SOBRE O FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. 

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação. 

SERVIÇO – ESPAÇO DE LEITURA
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 2588-5811

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945