quarta-feira, 13/05/2015

Senta que lá vêm boas histórias no Espaço de Leitura

Por que gostamos de ouvir e contar histórias? A resposta deve ser bem longa, assim como é longa a tradição da humanidade de ouvir, contar e recontar histórias. Foi assim que durante muitos anos, os homens acharam uma forma de preservar e transmitir os valores de cada comunidade. Muitos acreditam que a narração seria o modo mais antigo de literatura. E é assim ainda hoje quando uma mãe conta uma história para o filho dormir ou quando o professor apresenta de forma oral um livro para seus alunos, inundando o ambiente com o poder da imaginação das histórias. Por isso, neste final de semana, o Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), resolveu trazer histórias lúdicas, poéticas e bem-humoradas em dose dupla!

No sábado (16), às 15h, é João Acaiabe quem apresenta PALAVRAS PALAVREADAS, RIMAS, COCHICHOS E VERSOS.  Famoso por sua atuação na TV como o Tio Barnabé, do Sítio do Picapau Amarelo ou como o Chefe Chico, de Chiquititas, João Acaiabe é também um grande contador de histórias. Neste sábado, ele convida adultos e crianças do Espaço de Leitura a viajarem por caminhos profundos embalados pela sua narrativa poética. Ao regressarem ao ponto de partida, seus ouvintes voltam diferentes, como aquele homem que nunca volta ao mesmo rio duas vezes.

E as histórias continuam acrescidas de mistério no domingo (17), às 15h, com Andi Rubinstein e Madalena Monteiro e a contação HISTÓRIAS-DILEMA. Na África Ocidental é uma tradição as pessoas se reunirem nas aldeias para ouvir e contar histórias-dilema: contos que não têm uma solução final, mas propõem um dilema que é discutido por todos. Nessa apresentação, as narradoras selecionaram algumas narrativas que fazem parte do livro O filho do caçador e outras histórias-dilema da África, da própria Andi Rubinstein.

As atividades do Espaço de Leitura são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana no Parque da Água Branca. Todo final de semana, a criançada também pode se divertir e aprender com as brincadeiras ligadas à leitura da atividade maiúsculos & MINÚSCULOS, que sempre acontece às 11h.

O Espaço também oferece acervo variado de livros infantis, infanto-juvenis e adultos, aberto ao público em geral e dispostos em quiosques com temas para a garotada ler e se divertir. Entre eles estão a “Gruta do grito”, o “Clube de histórias” e a “Casa dos livros” que traz também jornais, revistas, histórias em quadrinhos e literatura brasileira e estrangeira. 

Exposição Elogio à Pergunta traz laboratório interativo até final de maio

As perguntas são a matéria-prima das invenções? A pergunta vem antes da palavra? A exposição “Elogio à Pergunta”, que vai até 31 de maio, valoriza as questões que promovem o desenvolvimento de crianças e adultos. Brincando com questões que movimentam a imaginação de crianças e adultos, o Espaço de Leitura propõe um momento especial para descobertas, dúvidas e invenções.

A mostra traz a instalação “Laboratório de Perguntas”, um espaço criado para que o público possa fazer suas indagações. Com cenografia que inspira a criatividade, o Laboratório de Perguntas traz engenhocas com diversas perguntas, das mais cabeludas às minúsculas, daquelas dúvidas sobre a criação do universo até aquelas sobre a origem de algumas palavras. Tudo isso em um espaço interativo, repleto de engenhocas e descobertas para os pequenos leitores explorarem. Na área externa ao quiosque onde fica a exposição, ficam os painéis com questões da literatura, além do registro de diversas perguntas e respostas feitas pelos frequentadores do Espaço.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL COMPLETA DO MÊS DE MAIO

Sábado, 16
15h
Narração de histórias
PALAVRAS PALAVREADAS, RIMAS, COCHICHOS E VERSOS
Com João Acaiabe

Domingo, 17
15h
Narração de histórias
HISTÓRIAS-DILEMA
Com Andi Rubinstein e Madalena Monteiro

Sábado, 23
15h
Narração de histórias
ENTRE CONTOS, BRINCADEIRAS E PERIPÉCIAS DO BOI-BUMBÁ
Com Cia. Duo Encantado
A companhia apresenta a história do boi-bumbá em um espetáculo repleto de musicalidade e cantigas populares nordestinas. Como num tapete mágico, os elementos apresentados vão compondo o cenário necessário para uma viagem imaginária que envolve os sentidos, evocando memórias e suscitando afinidades entre as culturas de lá e de cá.

Domingo, 24
15h
Narração de histórias
ÁFRICA, UM CONTINENTE DE HISTÓRIAS
Com Dinah Feldman
A narradora trouxe da África um pouco do tempo em que não havia linguagem escrita naquele continente. Era um tempo em que toda a história daquele povo era ensinada por seus narradores. Algumas das narrativas selecionadas são sobre as tribos, as guerras e batalhas e a vida cotidiana.

Sábado, 30
15h
Narração de histórias
CONTOS MEXICANOS
Com Cia. Prosa dos Ventos
A trupe traz o folclore mexicano bem temperado, cheio de ingredientes exóticos e divertidos. Muita música e uma dramaturgia caprichada fazem parte dessas histórias pra lá de animadas: Arriba! 

Domingo, 31
15h
Apresentação musical
BANDA CHORO BLUE E OS NOVOS CHORÕES
Com Banda Choro Blue
O Instituto de Música Educação e Cultura Harold Berman Choroblue ensina música a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A metodologia de ensino promove o desenvolvimento da memória, da atenção, da concentração e do trabalho em grupo. Para esta apresentação, o grupo vai tocar canções de Luiz Gonzaga, entre outras músicas de compositores nordestinos.

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

Todo sábado e domingo
Das 11h às 12h
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações. A cada edição, uma proposta diferente e divertida.

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Sabe aquela vontade de renovar a sua biblioteca? Tem muita gente com a mesma vontade e elas se encontram aqui. Você traz um livro e leva outro. A cada dez trocas, você ganha um livro.

Toda sexta
Das 13h às 14h
CLUBE DE LEITURA
A cada semana um participante traz um texto (crônica, poema, conto, trecho de um livro) e convida a todos para a leitura seguida de uma boa conversa.

Sobre o Núcleo educativo do Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura atende entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado (FUSSESP), de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima. 

Agendamento de visitas educativas
Tel.: 11 2588-5777, com Paula Yurie
paula.espacodeleitura@gmail.com

Sobre o Acervo de Livros do Espaço de Leitura

São cerca de 1500 exemplares, grande parte de literatura infantojuvenil, que estão divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas), PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros), GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros), CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca), CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS. (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Casa Civil e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. Sobre o Espaço de LeituraÉ uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo
Terça: das 10 às 17 horas.
De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca
Tel.: 11 2588-5918
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
facebook.com/espacode.leitura
instagram.com/espacodeleitura
www.espacodeleitura.org.br

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945