quarta-feira, 20/07/2016

Sabedoria e imaginário das crianças da Amazônia no Espaço de Leitura

Elas entram na mata, sobem nas árvores e usam o facão para cortar e desfiar. Talo de buriti vira barco que flutua; jarina vira fantasia de floresta; folha de bananeira vira boneca. Estes são apenas alguns dos conhecimentos das crianças da Amazônia que o projeto Tecendo Saberes coletou e reuniu em suas viagens pelo Pará e pelo Acre.

Idealizado pela artista e escritora Marie Ange Bordas, o projeto trabalhou com crianças de cinco comunidades quilombolas do Baixo Amazonas no Pará e crianças do povo indígena Huni Kuĩ do Acre para criar livros e vídeos que falam dessas culturas tradicionais através do olhar da infância. Por meio de um processo participativo, com atividades lúdicas, conversas e muita troca, crianças e jovens protagonizaram o levantamento do conteúdo dos livros “Manual das crianças do Baixo Amazonas” e “Manual das crianças Huni Kuĩ”, além de ter realizado vários desenhos e fotografias que ilustram os livros que mostram suas vidas entre a floresta e os rios amazônicos.

Para compartilhar estas histórias, o Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), organizou uma programação especial. No sábado, 23/7, às 15h, Marie Ange Bordas contará sobre o processo de construção dos livros e mostrará vídeos produzidos com as crianças. No domingo, 24/7, às 15h a Cia Conto em Cantos faz um passeio pelos rios e florestas do Baixo Amazonas, misturando lendas, causos e curiosidades aprendidos com as crianças quilombolas da região. Durante estes dias também haverá uma pequena exposição com fotos e textos do projeto no Espaço de Leitura.

Sábado, 23 de julho

Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS – “Dominó de livros”
Com Filipe Falcone e Maiana Monteiro
Cada participante é convidado a explorar os quiosques do Espaço de Leitura com a missão de achar cinco livros que chamem a atenção. Depois, esses livros viram peças de um dominó de associação de capas. Ao jogar, é necessário justificar a relação.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
Meu Amigo Livro – Mediação de Leitura
TECENDO SABERES
Com Marie Ange Bordas
Com contação de história, bate-papo e uma pequena exposição, o projeto Tecendo Saberes traz para o Espaço de Leitura um pouquinho da sabedoria das crianças da Amazônia. Num bate-papo, a artista e escritora Marie Ange Bordas falará sobre sua trajetória e do projeto que idealizou com crianças de cinco comunidades quilombolas do Baixo Amazonas no Pará e crianças do povo indígena Huni Kuĩ do Acre. Marie Ange criou com as crianças livros e vídeos que falam dessas culturas tradicionais através do olhar da infância. Por meio de um processo participativo, com atividades lúdicas, conversas e muita troca, crianças e jovens protagonizaram o levantamento do conteúdo dos livros “Manual das crianças do Baixo Amazonas” e “Manual das crianças Huni Kuĩ”. As crianças também produziram desenhos e fotografias que ilustram os livros e mostram suas vidas entre a floresta e os rios amazônicos na região Norte do Brasil.
Indicado para todas as idades.

Domingo, 24 de julho

Das 11h às 12h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS – “Onde vivem os monstros”
Com Marina Melo e Rafael Ribeiro Lucio
Depois da leitura do livro “Onde vivem os monstros”, de Maurice Sendak, os educadores propõem que cada família crie seu próprio monstro e imagine onde ele poderia habitar.
Indicado para crianças com mais de 3 anos.

Das 15h às 16h
Narração de histórias
TECENDO SABERES DAS CRIANÇAS DO BAIXO AMAZONAS
Com Conto em Cantos
Quebrar castanhas, salvar um cachorro da barriga de uma sucuri, ouvir o assobio da Matinta Perera, fazer brinquedos de palha e madeira… Estas são algumas das experiências e sabedorias das crianças quilombolas do BaixoAmazonas que você vai conhecer neste passeio com as atrizes e contadoras de histórias Juliana Offenbecker e Priscila Harder. A partir do livro “Manual das crianças do Baixo Amazonas”, da artista Marie Ange Bordas em parceria com crianças de comunidades do Pará, a dupla brinca de misturar lendas, causos e muitos saberes e fazeres locais com brincadeiras, instrumentos e objetos trazidos da região amazônica.
Indicado para todas as idades.

Toda sexta, das 14h às 15h

CLUBE DE LEITURA
Com educadores e participantes do Espaço de Leitura
Indicado para todos os tipos de leitores.

EXPOSIÇÃO
A LEITURA DA LEITURA – maneiras de ler
De quarta a domingo, das 9 às 18 horas
Até 31 de julho
Cenografia: Barão di Sarno e Raphael Franco (Instituto A Cidade Precisa de Você)
Obras expostas: Sarau Visual
Propomos aos leitores e públicos um mergulho em outras formas de leituras. Nos painéis espalhados pelo Espaço, sugerimos que a atenção dos pequenos se voltem para as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. Já no quiosque expositivo, a exposição sugere múltiplas possibilidades de apreciação e revela que a estrutura física, a materialidade e o formato de um livro também são parte da experiência leitora. Esperamos sua visita!
Indicado para todas as idades.

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

SOBRE O FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. 

ESPAÇO DE LEITURA
De quarta a domingo, das 9h às 18hParque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180, PerdizesTel.: 11 2588-5811

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945