sexta-feira, 18/11/2016

Rolê da Leitura: o novo ponto de leitura para jovens

O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, inaugura a nova casinha de livros dedicada ao público juvenil: Rolê da Leitura. A casa laranja de livros ampliou o acervo de quadrinhos e também de livros juvenis. O espaço continua oferecendo jornais e revistas para consulta, além de literatura brasileira e estrangeira.

A abertura é no sábado (19/11), às 14h, seguida de uma oficina de HQ com o ilustrador Tiago Judas, às 15h.

Mais cedo, às 11h, tem o Encontro de Leitores com mediação de livros escolhidos pela A TABA.

No domingo (20), às 11h, os educadores do Espaço fazem a oficina maiúsculos & MINÚSCULOS, para crianças e adultos. E, às 15h, a Cia Malas Portam apresenta a narração de histórias “Brinque-som”. Todas as atividades são gratuitas e para toda a família.

Em caso de chuva, por ser ao ar livre, o evento pode ser cancelado.

 

NOVEMBRO

Sábado, 19

11h

Mediação de livros

ENCONTROS DE LEITORES D’A TABA E DO ESPAÇO DE LEITURA

Com A Taba e educadores do Espaço de Leitura

As educadoras Anna Veliago e Ana Ferreira vão fazer a mediação do livro “Terra de Cabina: pequeno inventário de meninos e meninas do sertão” (Peirópolis), de Gabriela Romeu, com fotos de Samuel Macedo e ilustrações de Sandra Jávera, e do livro”Bichos de Cá” (Bamboozinho), de Edson Penha, Xavier Bartaburu e Tatiana Clauzet.

A leitura é uma experiência muito mais interessante quando pode ser compartilhada. Ler junto, trocar impressões sobre um texto, conversar sobre as palavras dos autores e as imagens dos ilustradores pode revelar surpresas e descobertas sobre a obra e também sobre nós mesmos. Por isso, uma vez por mês, convidamos todos a participar do Encontro de leitores para ler e conversar sobre os livros selecionados pela Taba para cada tipo de leitor: ataba.com.br

Atividade indicada para todas as idades.

 

14h

INAUGURAÇÃO DA CASINHA DE LIVROS JUVENIL “ROLÊ DA LEITURA”

Rolê da Leitura é novo nome da casa laranja que expandiu o acervo juvenil trazendo os temas que também organizam as outras casinhas de literatura infantil do Espaço como fantasia, ficção científica, curiosidades, histórias do cotidiano sobre amizades e namoro, biografias, mitologia grega e brasílica. Nesse espaço continuamos a oferecer jornais e revistas para consulta local, além de literatura brasileira e estrangeira.

Convidamos a todos para dar um rolê nessa casinha que cresceu junto com os leitores do Espaço de Leitura!

Atividade indicada para todas as idades.

 

15h

Oficina artística

OFICINA DE HQ: TROCA DE QUADROS

Com Tiago Judas

Pensando o desenho como algo natural do ser humano, o artista plástico Tiago Judas vai conduzir uma oficina de histórias em quadrinhos na qual cada participante desenha o primeiro quadro e passa para o participante da direita que dará continuidade à narrativa, o exercício segue até a página estar completa. O derradeiro quadro estabelece o desfecho da história. Desta maneira, teremos a mesma quantidade de histórias desenhadas que o número de participantes da oficina, proporcionando um ambiente de experimentação onde todos se sintam à vontade para produzir criativas HQs.

Atividade indicada para crianças a partir de 7 anos.

 

Domingo, 20

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: VESTIDO DE MENINA

Com Renato Nonato e Anna Veliago Costa

Quais são os fios da nossa história? Depois da mediação do livro “Vestido de menina”, de Tatiana Filinto, crianças e adultos serão convidados a pensar sobre os mistérios de crescer e interagir com as pessoas e acontecimentos que passaram e passarão por nossas vidas.

Atividade indicada para crianças com mais de 3 anos.

15h

Narração de história

BRINQUE-SOM

Com Cia Malas Portam

 

A proposta desse espetáculo é brincar com o corpo, com os sons e ritmos brasileiros. Viajando por cantigas, quadras populares, cacuriás, ciranda e brincadeiras cantadas. Durante a apresentação, o público é envolvido em uma roda em que todos se tornam protagonistas do espetáculo.

Atividade indicada para todas as idades.

 

PROGRAMAS DO NÚCLEO EDUCATIVO

FEIRA DE TROCA DE LIVROS*

Todo domingo, das 14h às 17h

Simples: você traz um livro e troca por outro. Oportunidade bacana para renovar sua biblioteca. A cada 10 livros trocados, você ganha mais um!

*Como o foco do projeto é a literatura, não participam enciclopédias, dicionários e livros religiosos, técnicos ou didáticos. Os livros devem estar bem conservados.

Evento indicado para todas as idades.

CLUBE DE LEITURA

Toda sexta, das 14h às 15h

Numa roda de leitura e bate-papo superagradável junto aos educadores do Espaço, você vai descobrir que compartilhar ideias e impressões sobre textos traz outros significados e descobertas a contos, poemas e histórias.

Atividade indicada para todas as idades.

 

 

EXPOSIÇÃO

Expresso SP – Leituras da Cidade

De 13 de agosto a 31 de dezembro

Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas

A nova exposição apresenta leituras da cidade de São Paulo. Entre mapas, maquetes, instalações audiovisuais e livros cenográficos, os visitantes são convidados a interagir com a cidade. O percurso é definido por estações temáticas que destacam músicas, filmes, cenas da literatura, além de rios, bondes e trens que estiveram presentes no espaço paulistano.

Cenografia: Ateliê Modestamente Revolucionário

Atividade indicada para todas as idades.

SOBRE O FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

 

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA

O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

 

Livros do Espaço de Leitura

São cerca de 2000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

 

Núcleo educativo do Espaço de Leitura

O projeto atende entidades sociais cadastradas no FUSSESP, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades acontecem de quarta a sexta-feira, e estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

ESPAÇO DE LEITURA

De quarta a domingo, das 9h às 18h

Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180, Perdizes

Tel.: 11 2588-5811

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945