terça-feira, 03/07/2018

Regiões de Barretos, Franca e São José do Rio Preto recebem projetos do Fundo Social de Solidariedade

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, professora Lúcia França, esteve nesta terça-feira, 3, em Barretos, para a assinatura de convênios com a Escola de Qualificação Profissional e Horta Educativa do Fussesp.

Entre os municípios que participaram, estiveram presentes Bebedouro, Guaíra, Olímpia, Terra Roxa, Guará, Orlândia, Ituverava, Patrocínio Paulista, São José da Bela Vista, Américo de Campos, Aspásia, Cosmorama, Irapuã, Monte Aprazível, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Planalto , Santa Fé do Sul e Sebastianópolis do Sul.

“A qualificação profissional é algo que ninguém pode tirar de uma pessoa. Não só renova a autoestima, como traz a esperança de uma vida melhor”, comentou a presidente do Fundo Social.

No total, 20 municípios da região de Barretos, Franca e São José do Rio Preto aderiram a 25 projetos da Escola de Qualificação Profissional, entre eles, a Escola de Moda, Escola de Beleza, Escola de Construção Civil, Padaria Artesanal e Horta Educativa.

Durante o evento, a professora Lúcia França, também participou da formatura de 12 alunos da Padaria Artesanal e 8 da Escola de Construção Civil do Fundo Municipal de Barretos.

Sobre a Escola de Qualificação Profissional

A Escola de Qualificação Profissional iniciou suas atividades em 2011 e tem como principal objetivo oferecer qualificação profissional rápida e gratuita para que pessoas desempregadas resgatem sua autoestima e ingressem ou retornem para o mercado de trabalho. São oferecidos cursos nas Escolas de Moda, Beleza, Construção Civil, além da Padaria Artesanal.

Sobre a Horta Educativa

O projeto tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

O foco é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. As atividades têm duração de um ano e atende crianças matriculadas na rede pública até o 4º ano do ensino fundamental.