Praça da Cidadania

Projetos

O Programa Praça da Cidadania foi idealizado pelo Fundo Social de São Paulo e instituído pelo Governo do Estado de São Paulo. Tem o objetivo de promover espaços destinados à proteção social, ao aperfeiçoamento profissional e à participação comunitária em territórios vulneráveis. Combinando a realização de melhorias urbanas, através da implantação de espaços destinados ao esporte, lazer e à convivência comunitária, com a oferta de cursos de qualificação profissional e de políticas de assistência social.

 

A área livre da Praça, poderá abranger, a depender de cada projeto: academia ao ar livre; pista de caminhada; quadra poliesportiva; quadra de futebol society; quadra de basquete de rua (3×3); pista de skate; área de jogos; parquinho infantil; arena ao ar livre; jardim de chuva; e horta comunitária.

 

Já o edifício, poderá abrigar, as Salas de Aula do Programa Escola de Qualificação Profissional, nas áreas de: Gastronomia, Beleza e Bem-Estar; Moda e Arte; Informática; Construção Civil e Sustentabilidade; e Administração e Empreendedorismo. Este espaço conta também com Sala de Atendimento para o Programa Banco do Povo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e para o Centro de Integração da Cidadania, da Secretaria de Justiça e Cidadania. Além de Salas Multiuso destinadas à atividades culturais e comunitárias a serem realizadas em parceria com as respectivas Prefeituras, outros órgãos públicos, entidades da sociedade civil, ou parceiros privados.

Os municípios que estão sendo atendidos pelo Programa têm grande quantitativo populacional e territórios com concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para os municípios menores, o Fundo Social de São Paulo segue atendendo por meio de convênios com os Fundos Sociais dos municípios.

 

O Programa Praça da Cidadania já tem 3 unidades implantadas, sendo:

  • Praça da Cidadania de Santo André, inaugurada em outubro de 2019,
  • Praça da Cidadania de Paraisópolis, inaugurada em dezembro de 2020 e
  • Praça da Cidadania de Guarulhos, inaugurada em fevereiro de 2021.

Para realizar sua inscrição nos Cursos de Qualificação Profissional, acesse o link: 
http://www.cursofussp.sp.gov.br/cidadao

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES Telefone: 11 2588-5906 | Horário de atendimento: das 9h às 16h