sábado, 02/03/2019

Projeto Solidariedade em Fios entrega próteses capilares a pacientes com câncer

Jeferson é o primeiro homem a ser atendido pelo projeto Solidariedade em Fios

O relógio marcava pouco mais de 11h quando Jeferson da Silva, de 29 anos, chegou à Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar do Fundo Social de São Paulo para buscar a sua prótese capilar. Ele é o primeiro homem a ser atendido pelo projeto Solidariedade em Fios, curso profissionalizante que tem uma parceria com o Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp).

Jeferson, que é transformista, enfrenta o câncer há mais de um ano. Segundo ele, um dos momentos mais dolorosos do tratamento é a perda de cabelo. “Para mim, foi horrível, porque eu sou uma pessoa muito vaidosa. Quando caem cabelo e a sobrancelha, você fica sem vontade de fazer nada”, relata.

Antes de receber a prótese personalizada, todos os amigos e amigas, como são chamados os pacientes atendidos pelo projeto, ganham uma maquiagem completa. Já com sua prótese loira e de cabelos longos, Jeferson aprova o resultado. “Ficou maravilhosa”, diz ao se referir à prótese. E completa: “Era tudo o que eu realmente queria, pois sou eu novamente”.

Jeferson exibe o visual

Além de Jeferson, outras quatro amigas ganharam próteses na última sexta-feira (1). Para Adriana Santos, de 35 anos, que descobriu um câncer de mama em abril de 2018, é um recomeço. “Ajuda muito na autoestima e na continuação do tratamento. Preenche um pouco do que estava faltando”, desabafa.

Preenche um pouco do que estava faltando”, desabafa Adriana
Adriana sorri após receber a nova prótese

Alessandra, de 41 anos, confessa que no início ficou apreensiva. “Estava com medo do que poderia acontecer, mas a prótese ficou bem natural. A cirurgia não me abalou, mas a queda do cabelo me abalou muito. Eu não me sentia bem. Então, pra mim, foi bem significativo ganhar essa prótese personalizada”, finaliza.

Alessandra (D) aprovou o resultado