sexta-feira, 12/02/2016

Projeto “Espaço de Leitura” tem programação para toda a família

O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), continua com a programação especial para o mês do Carnaval. A festa vai celebrar as marchinhas tradicionais com repertório pensado para as crianças, narração de histórias sobre o tema e finaliza o mês com uma divertida matinê. As atividades para toda a família são gratuitas e acontecem no Parque da Água Branca.

Além da programação cultural, o núcleo educativo traz atividades para adultos e crianças sempre com o livro como disparador das propostas.

– Fotos da programação cultural, atividades educativas e do Espaço:

https://www.dropbox.com/sh/j4f94xuzjljpijs/AADb4EdHb9TpyG-duwpH8Bnaa?dl=0

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado, 13 de fevereiro

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS

Com educadores do Espaço de Leitura

Os educadores propõem atividades em que o tema de um livro pode virar um jogo de tabuleiro, capas de livros viram um jogo de dominó ou uma notícia de jornal vira uma história de ficção. Participando de propostas como estas, pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos entram em contato com o acervo do Espaço de Leitura com o intuito de aproximá-los dos livros e incentivar a leitura por meio da ludicidade, da criticidade e do afeto.

15h

MEDIAÇÃO DE LIVROS

Com educadores do Espaço de Leitura

Os educadores apresentam outras maneiras de olhar e investigar esse objeto imenso. A partir de livros com diferentes formatos e propostas, o público vai descobrir brincando as inúmeras possibilidades e mundos que um livro pode ter. O leitor é quem manda.

Domingo, 14 de fevereiro

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS

Com educadores do Espaço de Leitura

15h

Apresentação musical

MATINÊ DA CHIQUITA

Com Chiquita Margarida

Regado a muita fantasia, confete e serpentina, o show apresenta as marchinhas da época de ouro do rádio. O repertório traz canções interpretadas por Lia Aroeira na voz e Emiliano Castro no violão de 7 cordas, cantadas originalmente por cantoras como Carmen Miranda, Dircinha Batista, Aracy de Almeida e Emilinha Borba. Foram selecionadas músicas que conversam com o universo infantil, como Allah-La Ô (Haroldo Lobo), Tem Gato na Tuba (Braguinha), Upa Upa, Meu trolinho (Ary Barroso) e O passo do Canguru (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira).

Sábado, 20 de fevereiro

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS

Com educadores do Espaço de Leitura

15h

MEDIAÇÃO DE LIVROS

Com educadores do Espaço de Leitura

Domingo, 21 de fevereiro

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS

Com educadores do Espaço de Leitura

15h

Narração de história

CARNAVAL NA LUA

Com Cia Folharal

Trazendo ritmos, instrumentos, sotaques e personagens da cultura tradicional, Ricardo Dutra e Ligia Borges narram a história de uma avó que recebeu uma visita inesperada: Arlechino, vindo diretamente do Baile da Lua, despencou em sua casa ao procurar sua amada Colombina que estava perdida. A avó o ajuda a reencontrar seu caminho e vive diversas aventuras com ele. Toda a história é entremeada pelo clima nostálgico das marchinhas de Carnaval.

Sábado, 27 de fevereiro

11h

Oficina para a primeira infância

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM ESTIMULAÇÃO DOS SENTIDOS

Com Adoleta

A Adoleta oferece atividades educativas e culturais para a primeira infância, criando ambientes saudáveis para as crianças e suas singularidades, com a garantia de serem acolhidas, cuidadas e educadas em suas máximas potências. Neste dia teremos contação de história com estimulação dos sentidos, histórias do repertório infantil popular com intervenções sensoriais e experiências de leitura com uma boa dose de estímulos visuais, olfativos, táteis e auditivos.

15h

MEDIAÇÃO DE LIVROS

Com educadores do Espaço de Leitura

Domingo, 28 de fevereiro

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS

Com educadores do Espaço de Leitura

15h

Apresentação musical

BAILE DA CHIQUITA MARGARIDA

Com Chiquita Margarida

O Baile da Chiquita Margarida traz a alegria da tradição dos bailes de Carnaval. O repertório do duo de Lia Aroeira, na voz, e Emiliano Castro, no violão de 7 cordas, é uma seleção de marchinhas clássicas da era do rádio. Apresenta peças como Bandeira Branca, Cachaça, Lata D´água, Máscara Negra, Pastorinhas, Abre Alas, entre outras.

Todo domingo

Das 14h às 17h

FEIRA DE TROCA DE LIVROS

Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

ACERVO DE LIVROS DO ESPAÇO DE LEITURA

São cerca de 2 mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: Castelo Voador (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); Ponto da Interrogação (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); Gruta do Grito (suspense, mistério, medo, monstros); Clube de Histórias (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); Coreto do Aconchego (livros e brinquedos para bebês); Casa dos Livros (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado, Lu Alckmin. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais e oferecer mais qualidade de vida à população.

Sobre o Espaço de Leitura

É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Serviço

Espaço de Leitura

De quarta-feira a domingo, das 9 às 18 horas

Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – São Paulo/SP

(11) 2588-5918 / 5811

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945