terça-feira, 06/09/2016

Programação de setembro do Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, apresenta a programação de setembro, que conta com show circense de ilusionismo e ventriloquia, narração de histórias em libras e português, o Sarau Supersônico e muitas atividades educativas.

Nas oficinas, serão construídos personagens com brinquedos quebrados e muita criatividade com a Fariaria, editora de livros inusitados. Para pais e cuidadores de bebês, tem a vivência em Shantala, uma técnica milenar de massagem indiana. E vamos para o terceiro Encontro de Leitores d’A Taba e Espaço de Leitura com mediação de livros.

De quarta a domingo, todos estão convidados a redescobrir a cidade de São de Paulo pela exposição Expresso SP – Leituras da Cidade.

É tudo gratuito e para toda a família, venha!

*Em caso de chuva, o evento é cancelado.

 

Domingo, 4

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: JOGO DA POESIA

Com Marina Melo e Rafael Ribeiro Lucio

A partir de brincadeiras com poesias de autores já consagrados, os participantes precisam decifrar uma charada e encontrar palavras e frases pelos livros que estão dentro dos quiosques do Espaço de Leitura para criar um novo poema.

Atividade indicada para crianças acima de 4 anos acompanhadas dos pais.

15h

Apresentação circense

FONZERA

Com Dario França

Com atuação marcada pelo humor popular, criativo e simples, o palhaço Fonso, que é metido a mágico, lança mão do ilusionismo e da ventriloquia para pregar peças no público. O espetáculo utiliza uma linguagem popular, fazendo uma releitura do tradicional palhaço de circo.

Atividade indicada para todas as idades.

 

 

Sábado, 10

11h
Oficina educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS: OS CINCO ESQUISITOS
Com Ana Ferreira Santos e Anna Veliago Costa

O que é esquisito e o que não é esquisito? Será que o que é esquisito pra mim é esquisito pra você? A mediação do livro “Os cinco esquisitos”, de Beatrice Alemagna, seguida de uma atividade, propõe esta reflexão. Será que você é esquisito?
Atividade indicada para crianças acima de 4 anos acompanhadas dos pais.

15h

Oficina artística

OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGENS COM BRINQUEDOS QUEBRADOS

Com Fariaria – Livros Inusitados

Uma boneca sem perna, um super-herói sem cabeça, um carrinho sem rodas, um avião sem asas, diversas partes soltas. Tudo serve. Com brinquedos quebrados, recortes, papel colorido, tinta e muita criatividade, Victor Faria, criador da editora Fariaria, vai ensinar os participantes a construir personagens que saem do papel e ganham forma. Atividade indicada para todas as idades.

 

Domingo, 11

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: Dinos no parque

Com Anna Veliago Costa e Martin Smit

A conversa se inicia com a mediação do livro “Dinos do Brasil”, de Luiz Eduardo Anelli. Depois, os participantes ativam sua imaginação e saem em busca de possíveis fósseis pelo parque da Água Branca. Para finalizar, todos recriam dinossauros com base na estrutura apresentada pelo livro.

Atividade indicada para crianças acima de 4 anos acompanhadas dos pais.

15h

Narração de história

LENDAS DA ORIGEM DO MUNDO, DA ÍNDIA E DA ÁFRICA

Com Penélope Martins e Joel Costa Mar

A Mãe das Águas soube vencer seus inimigos confundindo-os com a ira que guiava seus corações. A fé constante e a confiança inabalável foi o que guiou Iansã e revelou o caminho de Hanuman, para que o princípio do feminino fosse devolvido ao mundo: a vida fecunda a vida. Histórias que misturam mítica e mágica para iluminar a compreensão da natureza e as relações humanas.

Atividade indicada para todas as idades.

 

Sábado, 17

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS – TELEFONE SEM FIO

Com Maiana Monteiro e Rafael Ribeiro Lucio

Depois da mediação do livro “Telefone sem fio”, de Ilan Breman, crianças e adultos brincam de telefone sem fio a partir dos títulos do acervo. Cada um desenha o que ouviu e depois todos acompanham a mudança da palavra ou da frase pelos desenhos.

Atividade indicada para crianças acima de 4 anos acompanhadas dos pais.

15h

Mediação de livros

Encontros de leitores d’A Taba e do Espaço de Leitura

Com A Taba e educadores do Espaço de Leitura

Uma vez por mês os leitores d’A Taba e do Espaço de Leitura se reúnem para ler e conversar sobre os livros selecionados pela Taba. Ler junto, trocar impressões sobre um texto, conversar sobre as palavras dos autores e as imagens dos ilustradores podem revelar surpresas e descobertas sobre a obra e também sobre nós mesmos.
Atividade indicada para todas as idades.

 

Domingo, 18

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: O INVISÍVEL

Com Filipe Falcone e Marina Melo

A partir da leitura do livro “O invisível”, de Alcides Villaça e Andrés Sandoval, os educadores desafiam os participantes a descobrir diferentes maneiras de ler, esconder e revelar palavras e ilustrações.

Atividade indicada para crianças acima de 4 anos acompanhadas dos pais.

15h

Narração de história em português e libras

HISTÓRIAS PARA VER E OUVIR: O ESPELHO MÁGICO

Com Mirela Estelles e Amarílis Reto

A história de tradição oral “O espelho mágico” será narrada simultaneamente em português e libras (língua brasileira de sinais). Durante a narrativa, os participantes são convidados a interagir, ajudando a desvendar o segredo de uma princesa que foi guardado por um espelho mágico.

Atividade indicada para todas as idades.

 

Sábado, 24

11h

Vivência e bate-papo para primeira infância (até 3 anos)

SHANTALA

Com Adoleta

A Shantala é uma técnica milenar de massagem indiana que tem como objetivo principal a comunicação de cuidado e amor nas relações humanas. É pelo toque que os vínculos afetivos das crianças são fortalecidos, proporcionando o desenvolvimento físico e emocional. Neste vivência, a Adoleta oferece uma experimentação em Shantala para pais e cuidadores de crianças de até 3 anos.

15h

Sarau

SUPERSÔNICO – O SARAU DO ESPAÇO DE LEITURA

Com palhaço Adão

A proposta é compartilhar textos e poemas da literatura infantil e infantojuvenil num espaço aberto onde todos podem participar, inclusive com outras expressões artísticas, como música, dança e performance. Venha munido de suas palavras ou escolha um texto na seleção de livros do Espaço de Leitura!  É só chegar e botar a boca no trombone!

Atividade indicada para todas as idades.

 

Domingo, 25

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: PEQUENO CIDADÃO

Com Anna Veliago Costa e Renato Nonato

A ideia é discutir sobre democracia, de forma leve e divertida. As pautas que dão suporte a essa conversa serão escolhidas no livro “A Fantástica Viagem do Pequeno Cidadão”, de Januária Alves.

Atividade indicada para crianças acima de 4 anos acompanhadas dos pais.

15h

Apresentação musical

Banda Choro Blue – Cantigas de Roda

Com Instituto Choro Blue

O repertório desta apresentação traz as cantigas de roda que fazem parte do folclore brasileiro. A plateia será convidada a dançar na roda com o grupo. Há 10 anos, o Instituto Choro Blue utiliza a música como instrumento de inserção social de menores em situação de vulnerabilidade.

Atividade indicada para todas as idades.

 

EXPOSIÇÃO

EXPRESSO SP – LEITURAS DA CIDADE

Até 31 de dezembro

Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas

A nova exposição apresenta leituras da cidade de São Paulo. Entre mapas, maquetes, instalações audiovisuais e livros cenográficos, os visitantes são convidados a interagir com a cidade. O percurso é definido por estações temáticas que destacam músicas, filmes, cenas da literatura, além de rios, bondes e trens que estiveram presentes no espaço paulistano.

Cenografia: Ateliê Modestamente Revolucionário

Atividade indicada para todas as idades.

 

PROGRAMAS DO NÚCLEO EDUCATIVO

CLUBE DE LEITURA

Toda sexta, das 14h às 15h

Numa roda de leitura e bate-papo superagradável junto aos educadores do Espaço, você vai descobrir que compartilhar ideias e impressões sobre textos traz outros significados e descobertas a contos, poemas e histórias.

Atividade indicada para todas as idades.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS*

Todo domingo, das 14h às 17h

Simples: você traz um livro e troca por outro. Oportunidade bacana para renovar sua biblioteca. A cada 10 livros trocados, você ganha mais um!

*Como o foco do projeto é a literatura, não participam enciclopédias, dicionários e livros religiosos, técnicos ou didáticos. Os livros devem estar bem conservados.

Evento indicado para todas as idades.

 

LIVROS DO ESPAÇO DE LEITURA

São cerca de 2 mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

 

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA

O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso aos livros e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

SOBRE O FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

 

ESPAÇO DE LEITURA

De quarta a domingo, das 9h às 18h
Parque da Água Branca – Rua Ministro Godói, 180, Perdizes
Tel.: 11 2588-5811

 

 

 

 

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo lança edital para contemplar 30 municípios em convênio para Cursos de Informática

Cidades interessadas devem encaminhar os documentos estabelecidos no edital até o dia 28 deste mês por email     O Programa “Escola de Qualificação Profissional” do Fundo Social de São Paulo está abrindo um edital de manifestação de interesse para a realização de convênios voltados à implantação de cursos da Escola de Informática em 30

Fundo Social mobiliza rede de voluntários

  O Fundo Social de São Paulo solicita a ajuda de voluntários para se unirem à campanha humanitária em prol das vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. Quem quiser participar desse trabalho poderá efetuar um cadastro junto à Defesa Civil do Estado no link abaixo e, na sequência, irá receber um telefonema com

Governo de SP inicia arrecadação para vítimas do RS; veja o que doar

Água potável, produtos de limpeza e itens de higiene são prioridade para ajudar moradores afetados pelas enchentes   Movimentação no domingo no galpão do Fundo Social   O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil começaram a receber doações para serem enviadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul neste domingo (5).

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

São Paulo - SP, 05348-010