sexta-feira, 14/02/2014

Primeiros Polos Regionais da Escola de Construção Civil são inaugurados no interior

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, visitou as cidades de Franca e Ribeirão Preto na última quinta-feira, 13, para dar início às inaugurações dos Polos Regionais da Escola de Construção Civil no interior de São Paulo.

“O projeto iniciou em 2012 na sede do Fundo Social, na capital. Em razão do sucesso, estamos expandindo a iniciativa para todo o Estado”, comentou Lu Alckmin.

Ao todo, serão 56 unidades, 28 Polos no interior e 28 na capital, instalados em entidades sociais, que oferecerão cursos gratuitos de qualificação profissional de Assentador de Pisos e Azulejos, Encanador e Pedreiro, com 80 horas de duração cada um.

O convênio com os municípios prevê a doação, por parte do FUSSESP, dos equipamentos necessários para a realização das aulas, um repasse de verba para a compra de materiais de construção para uso nas aulas práticas, além do pagamento dos professores.

Além de capacitar a população das cidades de Franca e Ribeirão Preto, estes centros de qualificação também formarão moradores de cidades vizinhas para que os Fundos Municipais possam futuramente assinar convênio para receber uma Escola de Construção Civil.

Para participar, o aluno deve ter mais de 18 anos e não é exigida escolaridade mínima ou experiência prévia na área de construção civil. Os alunos recebem uniforme, material didático e uma bolsa-auxílio de R$420 ao final do curso se estiverem desempregados e não receberem nenhum benefício social.

Os interessados em obter mais informações sobre os Polos devem entrar em contato diretamente com as unidades do interior. Em Franca, pelo telefone (16) 3711-9237 e, em Ribeirão Preto, pelo telefone (16) 3919-5647. O site do FUSSESP é o www.fundosocial.sp.gov.br

Sobre o FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Casa Civil, presidido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

A atual administração exercita a solidariedade educativa, criando programas e ações visando o resgate da dignidade humana, a qualificação profissional, a geração de renda e emprego. Para tanto, são articuladas ações e a ampliação de parcerias com a iniciativa privada, órgãos do governo e com a sociedade civil. São políticas governamentais apoiadas por empresas que tem a consciência da responsabilidade social na contribuição para a redução das desigualdades sociais.

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo atua na capital, em 2.500 entidades cadastradas e no interior, por meio dos Fundos Municipais de Solidariedade.