sexta-feira, 16/03/2012

Primeira fase regional do JORI é realizada em Ilha Solteira

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou na última quinta-feira, 15, da abertura da primeira fase regional da XVI edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em Ilha Solteira. As competições terminam no próximo domingo, 18.

Essa fase do JORI contou com 700 atletas, vindos de 20 municípios: Andradina, Araçatuba, Bento de Abreu, Birigui, Brejo Alegre, Castilho, Clementina, Coroados, Guaraçaí, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Luiziânia, Mirandopólis, Murutinga do Sul, Penápolis, Pereira Barreto, São João de Iracema e Sud Menucci.

Ao todo são 13 modalidades adaptadas a pessoas com mais de 60 anos – atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Todos os atletas, independente da classificação, recebem medalha de participação.

“Esses idosos saem de casa, têm um convívio social, se exercitam, têm uma melhor qualidade de vida. Nós temos depoimentos de pessoas que tinham problemas de saúde e que a partir do momento que saíram de casa e que resgataram a autoestima, se sentiram melhor”, disse Lu Alckmin.

Esse ano estão marcadas 11 fases regionais. As próximas acontecerão em Olímpia, Itatiba, Lençóis Paulista, Santana de Parnaíba, Tupã, Presidente Venceslau, São Paulo, Jales, Caraguatatuba e Tatuí. A final estadual será em junho na cidade de Osvaldo Cruz.

Em 2011, foram nove fases regionais – Santana de Parnaíba, Ourinhos, Votuporanga, São Paulo (capital), Jaú, Porto Ferreira, Araras, Guaratinguetá e Itapetininga – com a participação de 19 mil atletas vindos de 348 municípios do Estado. São José dos Campos sediou a final estadual.

O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria c om a secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude e prefeituras que sediam as competições.

Competição de coreografia

No período da tarde, oito municípios disputaram a modalidade coreografia. A classificação final ficou assim: Guararapes, 1° lugar; Ilha Solteira, 2° lugar e Mirandópolis em 3° lugar. Essas cidades já garantiram vaga na disputa dos Jogos Estaduais do Idoso, em junho, na cidade de Osvaldo Cruz.