quarta-feira, 04/05/2011

Primeira-dama Lu Alckmin abre a XV edição dos Jogos Regionais do Idoso

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou nesta quarta-feira, 4, da abertura da XV edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em Santana de Parnaíba. A primeira-dama estava acompanhada pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura.

“O País está envelhecendo. Então, o Governo precisa fazer projetos voltados para a terceira idade. São pessoas que já deram sua contribuição à sociedade e merecem agora todo o nosso carinho, todo nosso apoio”, afirmou a primeira-dama Lu Alckmin sobre a importância do JORI.

Nessa etapa em Santana de Parnaíba estarão presentes 1.592 atletas da terceira idade, vindos de 24 municípios: Barueri, Cotia, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

São 13 modalidades esportivas adaptadas a pessoas com mais de 60 anos: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol e Xadrez. Todos os participantes nas duas fases (classificatória regional e final), por modalidade, categoria e sexo, receberão medalhas de participação.

Este ano o JORI terá nove etapas regionais. Depois de Santana de Parnaíba, as competições ocorrerão em Ourinhos, Votuporanga, São Paulo, Porto Ferreira, Jaú, Araras, Guaratinguetá e Itapetininga. A grande final, de 23 a 27 de novembro, acontecerá em São José dos Campos.

Cada município sede recebeu um repasse no valor de R$ 120 mil da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O recurso deve ser empregado em alojamento e alimentação aos participantes, além de programação cultural e lazer durante a permanência dos atletas na cidade.

O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde e prefeituras que sediam as competições.

Do Fussesp