quarta-feira, 18/05/2011

Primeira-dama acompanha mutirão do programa Visão do Futuro

A presidente do Fussesp, Lu Alckmin, participou neste sábado, 14, de mais um mutirão do programa Visão do Futuro. A primeira-dama acompanhou os atendimentos no Hospital CEMA, na Mooca. A estimativa é que cerca de cinco mil crianças foram atendidas neste dia nas unidades conveniadas ao programa.

A primeira-dama comentou sobre como foi participar do mutirão. “É emocionante nós chegarmos aqui, vermos os pais, as mães na sua maioria, que trouxeram seus filhinhos através desse trabalho que é feito, essa parceria junto à Secretaria da Educação, que professores habilitados nas salas de aula, eles verificam que crianças que não estão enxergando bem são encaminhadas para cá. E aqui eles recebem os médicos oftalmologistas para ver se realmente a criança vai precisar de óculos. Isso é muito importante, essa conscientização, que é para o bem dessas crianças”.

Os alunos diagnosticados com problemas de visão, como miopia, por exemplo, receberam os óculos com a graduação indicada pelo médico. Esses óculos foram doados pela Receita Federal, parceira do Fundo Social.

Além do CEMA, também houve atendimento no Hospital das Clínicas, no bairro Cerqueira César; na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Vila Buarque; na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na Vila Mariana; no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal, no Ipiranga; no Instituto Suel Abujamra, na Aclimação; e no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Leste – Santa Marcelina, em Itaquera.

A meta deste ano é atender 41.580 estudantes (21.780 alunos da rede estadual e 19.800 da rede municipal). O Visão do Futuro é realizado em parceria com as secretarias estaduais de Educação e Saúde.

Casa de Solidariedade

Durante a tarde, Lu Alckmin visitou a Casa de Solidariedade do Fundo Social, nos Campos Elíseos.

As Casas de Solidariedade do Fundo Social, administradas pelo Instituto Criança Cidadã (ICC), atendem crianças e adolescentes de baixa renda. As atividades são desenvolvidas no período contrário ao escolar. Os assistidos aprendem noções de higiene, de alimentação saudável, além de atividades de arte educação, como: arte circense, capoeira, dança, educação física, música, teatro e artes plásticas. São duas unidades, nos Campos Elíseos e no Parque Dom Pedro, que atendem juntas 660 crianças e adolescentes.

Do Fussesp