quinta-feira, 24/05/2018

Presidente Prudente sedia encontro de primeiras-damas e presidentes de Fundos Municipais do Oeste Paulista

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), professora Lúcia França, participou na manhã desta quinta-feira, 24, em Presidente Prudente, do Encontro com primeiras-damas e presidentes de Fundos Municipais da região do Oeste Paulista.

Organizado pela assistente social Clelia Tomazini, o evento foi realizado no Centro Cultural Matarazzo e contou com a presença do deputado estadual Ed Thomaz, do prefeito da cidade, Nelson Roberto Bugalho, e da primeira-dama e presidente do Fundo Municipal, Lisiane Bugalho.

As participantes do encontro tiveram a oportunidade de apresentar em uma exposição o trabalho social que realizam em suas cidades. Na ocasião, também foram assinados dois convênios com o Fussesp: o município de Flórida Paulista ganhou uma Horta Educativa e a cidade de Presidente Epitácio será sede de uma nova Escola de Moda.

“Este é o nosso papel. O governo deve estender o braço aos municípios porque é no município que devem ser oferecidas todas as oportunidades para que o cidadão viva bem com a sua família”, comentou professora Lúcia.

Após o evento, a presidente do Fussesp participou de almoço na Associação de Professores da Guarda Mirim, entidade que atende adolescentes a fim de capacitá-los para o mercado de trabalho.

Sobra Escola de Moda

A Escola de Moda teve início em 2011 com o objetivo de unir duas necessidades: a falta de oportunidade de emprego para mulheres carentes após os 40 anos e a demanda, por parte dos empresários e estilistas, de mão-de-obra qualificada de costureiras e bordadeiras.

A Escola de Moda hoje está presente em sete unidades próprias do Fundo Social de Solidariedade, onde oferece os cursos de Corte e Costura, Modelagem, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Cartonagem para homens e mulheres desempregados com mais de 16 anos.

Desde 2012, foram inauguradas mais de 600 Escolas de Moda distribuídas na capital e no interior do estado. De 2011 até o momento, o projeto qualificou 35.336 pessoas.

Sobre a Horta Educativa

A Horta Educativa foi lançada em 2012 com o objetivo de fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

O projeto consiste em implantar hortas educativas em unidades públicas de ensino como instrumento de educação ambiental e alimentar de forma interdisciplinar e vivenciada. O público-alvo são as crianças matriculadas nas unidades de ensino público da pré-escola (a partir de 4 anos) até o 4º ano do ensino fundamental.

Desde 2012, passaram pelo projeto Horta Educativa mais de 348.298 mil crianças de 1.413 escolas municipais e estaduais, localizadas em 541 municípios do Estado de São Paulo.