terça-feira, 04/12/2012

Presidente do FUSSESP inaugura dois novos Polos da Escola de Moda

Nesta terça-feira, 4, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, inaugurou nos bairros de Vila Maria e Santa Cecília, dois novos Polos Regionais da Escola de Moda. Ao todo, a capital paulista recebeu 28 Polos, sendo 4 unidades na zona norte, 9 na zona sul, 9 na zona leste, 5 na zona oeste e uma no centro.

O Núcleo Cristão Cidadania e Vida, no bairro da Vila Maria, zona norte da capital, será a 27ª unidade da Escola de Moda. Presidida por Roseni Teixeira Goulart dos Santos, a unidade já está com aulas em curso e 26 pessoas da comunidade fazem parte da capacitação na arte do corte e costura.

Já o Clube de Mães do Brasil, localizado na região central, no bairro da Santa Cecília, será o 28º Polo Regional. O Polo presidido por Maria Eulina Reis atende moradores do entorno e desenvolve trabalhos na área social e educacional com a comunidade. A primeira turma, que conta com 20 alunos, teve início em novembro deste ano e deve concluir os estudos em maio de 2013.

Para a presidente do FUSSESP, Lu Alckmin, o importante é ver no rosto das pessoas a satisfação de descobrir uma nova profissão. “Encontramos pessoas que nunca tinham usado uma agulha e hoje estão costurando, tem a sua dignidade resgatada, tem um emprego, estão conseguindo gerar renda a partir desta nova atividade”, disse a primeira dama.

O Fundo Social doa às entidades assistenciais um Kit Costura, composto de 10 máquinas de costura, sendo 7 retas, 1 overloque, 1 galoneira e 1 caseadeira, 20 cadeiras, 4 mesas de corte, além de um repasse para a aquisição de insumos como fita métrica, tesoura, tecidos, ferro e tábua de passar. Cada Polo, no entanto, deve se responsabilizar, entre outras atribuições, pela contratação dos instrutores, disponibilização e custeio do espaço e manutenção do maquinário.