Praça das Cidadania de São José do Rio Preto

Projetos: Praças da Cidadania

Praça das Cidadania de São José do Rio Preto

Em desenvolvimento de projeto

A implantação da Praça da Cidadania de São José do Rio Preto na Vila Marte, antiga Vila Itália, faz parte de um conjunto de ações que estão sendo realizadas em cooperação pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura do Município de São José do Rio Preto e Instituto Gerando Falcões. O objetivo principal dessa intervenção é promover uma intervenção sistêmica e integrada de transformação social de território vulnerável, promovendo a moradia digna, desenvolvimento urbano e o desenvolvimento social e econômico para a população local e seu entorno.

Os equipamentos da Praça da Cidadania se distribuirão em cinco terrenos distintos, distribuídos no mesmo conjunto urbano, que totalizam mais de 12 mil m². Neles serão implantados Quadra Poliesportiva, Campo de Futebol, Academia ao Ar Livre, Parquinho Infantil, Pista de Skate, Arena ao Ar Livre e Área de Jogos. Além da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, que oferecerá Sala de Gastronomia, Sala de Beleza e Bem-Estar, Sala de Esterilização, Sala de Moda e Arte, Sala de Informática, Sala de Serviços ao Cidadão, duas Salas Multiuso, Sala de Administração, Copa e Lavanderia, Depósito e Almoxarifado, Sanitários, Área Técnica e Canteiro da Escola de Construção Civil.

Buscando minimizar o impacto no meio ambiente, a Praça contará com Jardins de Chuva, para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, contará com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Endereço: Rua Professora Nair Santos Cunha, S/N – Distrito Industrial, São José do Rio Preto – SP