quarta-feira, 10/04/2019

Novo Fundo Social de São Paulo completa 100 dias com construção da Praça da Cidadania e ampliação de cursos de capacitação

Principal projeto da gestão atual, a Praça da Cidadania, em Santo André, já está com as obras em andamento desde o início de Abril; vagas para curso de capacitação foram ampliadas em mais de 30%.

Imagem ilustrativa Praça da Cidadania

Nestes primeiros 100 dias da atual gestão, o Fundo Social de São Paulo, o FUSSP, já iniciou as obras da Praça da Cidadania, principal projeto do órgão, que pretende levar autonomia e renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Todas as unidades do estado terão locais específicos de capacitação profissional, gestão de resíduos e lazer e envolvem ainda a participação direta dos moradores de bairros carentes na execução, gestão e manutenção destes espaços.

A primeira unidade já está sendo construída em uma área de 6 mil metros quadrados no Jardim Santo André, em Santo André, no ABC. A agilidade na obra ocorre em razão do uso de soluções sustentáveis como o princípio da Bioconstrução que prevê aproveitamento máximo dos recursos disponíveis com o mínimo de impacto em uma obra. Outros 9 terrenos já foram selecionados na capital paulista, litoral e interior para receber as próximas praças.

As unidades da Praça da Cidadania têm custo aproximado de R$ 3 milhões e serão construídas em parceria com a iniciativa privada.

ESCOLAS DE CAPACITAÇÃO
Outro resultado concreto obtido em apenas três meses de gestão foi a implantação de cursos inéditos de Manicure, Cabeleireira, Maquiagem, Bordado em Pedraria e Bordado em Linha para detentas do Presídio de Tremembé, no Vale do Paraíba.

Alunas do Curso de Beleza, Estética e Bem-Estar recebendo o certificado na Penitenciária de Tremembé

Pela Escola de Beleza, Estética e Bem-Estar do FUSSP foram formadas 80 alunas e pela Escola de Moda, Casa, Papelaria e Artesanato, 55 mulheres finalizaram a capacitação o mês passado e já estarão aptas a trabalhar quando saírem do presídio.

Além do aprendizado técnico, as detentas que completaram os cursos do Fundo Social tiveram uma baixa de 6 dias na pena, conforme a Lei Federal nº 12.433 que prevê a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou trabalho.

As Escolas de Moda e Beleza também foram reorganizadas pela atual gestão e, com redução de gastos, foi possível ampliar o número de vagas, que começam a ser preenchidas em Junho. No Total são 10 mil e 180 vagas disponíveis para a população; até o ano passado o número era de 8 mil 840; houve um aumento de 15%.

Já a escola de Gastronomia e Hospitalidade promoveu nestes primeiros meses de 2019 a formação de mais de 50 imigrantes vindos de diversos países como Venezuela, Haiti e Síria; os alunos participaram de oficinas como de chocolate e panificação.

LEILÃO
O Novo Fundo Social promoveu também entre Janeiro e Abril de 2019 dois grandes leilões: foram vendidos 151 lotes de materiais inservíveis oriundos das Secretarias de Estado como sucatas de placas antigas e de informática, pneus, papeis e papelões.
A arrecadação foi de R$ 1.544.300,21 que serão utilizados para financiar os novos projetos do FUSSP.

VOLUNTARIADO
Em relação ao setor de Voluntariado, entre janeiro e abril de 2019, já foram entregues 123 mil quilos de alimentos doados pela iniciativa privada para 325 entidades de todo o Estado de São Paulo. Foram cerca de 100 mil famílias beneficiadas neste período.
O Novo Fundo Social também esteve presente em ações de urgência coordenadas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e entregou 195 caixas de roupas novas a cerca de 500 famílias moradoras de quatro áreas de enchentes na capital e interior, além de 800 caixas de roupas de Campanha para 40 entidades cadastradas.

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945