sexta-feira, 29/10/2021

Governo de SP promove ações sociais em evento inédito de Natal

Fundo Social de São Paulo vai participar do evento Villa de Natal e promoverá ações de inclusão social voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social

O Governo de SP anunciou nesta segunda-feira (18) a participação do Fundo Social de São Paulo (FUSSP) na Villa de Natal, evento que acontecerá durante os meses de dezembro e janeiro no Parque Villa-Lobos, na capital. O FUSSP promoverá ações de inclusão social juntamente com a villa de natal, com oferta de capacitação e oportunidade de trabalho para 150 jovens em situação de vulnerabilidade social, espaço para comercialização de produtos confeccionados por pequenos artesãos e arrecadação de doações que serão destinadas a famílias de comunidades carentes. A expectativa é que o evento receba 150 mil visitantes e arrecade 15 mil brinquedos e 10 toneladas de alimentos.

“Com a retomada gradual dos eventos, reacende a esperança de um Natal alegre, solidário e de muita união. O Fundo Social de São Paulo participará deste evento levando oportunidade e inclusão social a comunidades carentes”, disse Bia Doria, Presidente de Honra do FUSSP e Primeira-Dama do Estado.

O Villa de Natal ficará localizado no mirante do Parque Villa Lobos, dentro de uma área de cerca de 22 mil metros quadrados. O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, destacou a importância de disponibilizar os espaços verdes também para eventos solidários. “O Villa de Natal chega no período propício para celebrarmos o recomeço e a esperança em tempos difíceis como a pandemia que estamos ultrapassando”, afirmou.

O FUSSP, além de receber, manusear e distribuir brinquedos e alimentos arrecadados no evento, vai promover um programa de capacitação para 150 jovens das comunidades parceiras do projeto para trabalho dentro do festival. Também faz parte das ações do Fundo uma apresentação de artistas de rua e artistas de comunidades parceiras do projeto.

“Vamos chamar artesãos para representar a cultura do estado de SP e coletar brinquedos para levá-los a uma oficina de brinquedos, onde serão reformados e doados.

As famílias de até quatro pessoas que doarem um brinquedo de valor agregado de no mínimo R$ 75 terão isenção de ingresso, que custará a partir de R$ 20 e poderá ser adquirido pelo site www.ticket360.com.br. A programação completa do evento poderá ser conferida no site www.villadenatalsp.com.br.

Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, historicamente, os eventos são a principal motivação de viagens para a capital paulista, sendo que representam 50,6% dos turistas. O mês de dezembro, devido às comemorações de final de ano, é associado a baixo movimento de encontros comerciais, o que reforça a importância da Villa de Natal para a atração de visitantes, principalmente do interior paulista. “Eventos como este são fundamentais por reunirem apenas elementos positivos: atividades ao ar livre e a celebração da vida em família depois de um período tão difícil”, disse Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens.