sexta-feira, 21/05/2021

Governo de SP entrega mais 1.440 cestas básicas para famílias em vulnerabilidade

Ação promovida pelo Fundo Social de São Paulo beneficia pessoas atendidas por um total de 16 entidades assistenciais

A primeira-dama e Presidente de honra do Fundo Social de São Paulo Bia Doria, juntamente com o presidente do FUSSP, Fernando Chucre, e o Prefeito Ricardo Nunes, realizou nesta quinta-feira (20) a entrega de 1.440 cestas básicas a um total de 16 entidades assistenciais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social na capital. As cestas entregues somam-se às quase 2 milhões de unidades já doadas pelo Estado.

A entrega ocorreu na sede do Centro Comunitário Jardim Sete de Setembro, na zona Sul de São Paulo, e contou com a presença de representantes das demais entidades atendidas pela ação. Cada uma das 16 das associações recebeu um total de 90 cestas básicas para distribuição a famílias de baixa renda.

“A maior preocupação do Fundo Social neste momento é a segurança alimentar, estamos sempre em contato com os municípios para levar alimentos em forma de esperança. Essa doação representa muito para o Centro Comunitário e sei que as famílias se sentirão abraçadas por todos os que são solidários neste momento”, afirmou Bia Doria.

Cada cesta é composta por arroz tipo 1, feijão tipo 1, macarrão, açúcar refinado, sal refinado, óleo, leite em pó, extrato de tomate, sardinha em óleo, farinha de mandioca e biscoito tipo maisena.

Entidades atendidas nesta quinta-feira (20):

– Centro Comunitário Jardim Sete de Setembro
– Centro da Juventude Rosa Mística
– Ascaz- Associação Dos Sem Casa Da Zona Sul
– Paróquia São João Maria Vainney
– Associação Recreativa Cultural Samba do Porto
– Associação Sagrada Flor de Lottus
– Cáritas Diocesana de Santo Amaro
– Associação Lírio dos Vales Verdes
– Paróquia Menino Jesus de Praga
– União e Paz Novo São Norberto
– Fazenda da Esperança
– ACRIA- Associação Amiga da Criança
– Casa de Acolhida Filhos Prediletos – Fraternidade o Caminho
– Comunidade Católica Shalom
– Associação Jovens do Futuro
– Centro para Criança e Adolescente Grajaú

Segurança alimentar

Para reforçar o atendimento do público mais vulnerável e garantir a segurança alimentar da população, o Governo de São Paulo mantém uma série de ações. Os 59 restaurantes da rede Bom Prato serviram mais de 39,1 milhões de refeições desde o início da pandemia, em embalagens descartáveis e para retirada, sendo 812,5 mil gratuitamente para a população em situação de rua cadastrada pelos municípios. Além disso, o programa ampliou a oferta de refeições em 60%, passando a servir café da manhã, almoço e jantar, inclusive aos finais de semana e feriados.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a campanha “Vacina contra a Fome”, iniciada no último mês de abril, já arrecadou mais de 11 mil toneladas de alimentos em todo o Estado. A campanha incentiva as pessoas aptas à imunização contra a Covid-19 a doarem um quilo de alimento não perecível nos postos de vacinação dos 456 municípios participantes.

O Fundo Social também realizou diversas iniciativas, como a arrecadação de quase 2 milhões de cestas para o programa Alimento Solidário e mais de R$ 1,9 bilhão em doações da iniciativa privada e sociedade civil por meio do Comitê Solidário, destinados à compra de cestas básicas, produtos de higiene, vacina, entre outros itens, para assistir famílias em vulnerabilidade social no território paulista. Também realiza doações diversas para 130 instituições, beneficiando mais de um milhão de pessoas no Estado.

São Paulo Mais Humana

Para os interessados em contribuir com doações, o Governo do Estado desenvolveu a plataforma São Paulo Mais Humana (https://www.saopaulomaishumana.sp.gov.br/), que possibilita doações de bens, dinheiro ou serviços.