quarta-feira, 08/07/2015

Neste final de semana tem RPG para crianças e Cia Farnel de Artes no Espaço de Leitura

É férias! E a programação do Espaço de Leitura traz muita animação para brincar e aquecer a criançada. Neste final de semana tem música e histórias com a Cia. Farnel de Artes, brincadeira entre pais e filhos com o maiúsculos & Minúsculos e jogos em busca dos objetos fantásticos. Todas as ações do Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), são sempre gratuitas e acontecem no Parque da Água Branca.

No sábado, 11, a Cia Farnel de Artes traz o espetáculo Banda Literária, às 15h. As intervenções intercalam música, contos, mitos, jogos e brincadeiras de trava-língua, parlenda e adivinha. Vagando de forma itinerante entre os espaços, a Banda Literária apresenta algumas das obras espontaneamente e, enquanto outras são encontradas nos “alforges de bagagem” e podem ser sorteadas por meio dos “cartões de ideias! guardados em seus bolsos.

No domingo, 12, a Farnel de Artes volta, às 15h, com o clássico O Rabequeiro de Hamelin. Na história, uma pequena cidade do interior é invadida por uma peste de ratos que destroem tudo a sua volta. Todas as tentativas dos moradores para se livrar da praga são inúteis. Até que um músico promete resolver tudo tocando seu instrumento: a rabeca! A população aceita pagar uma quantia em ouro para ele acabar com a peste, mas apenas o rabequeiro cumpre sua parte do trato. Por não receber o pagamento., o músico decide tocar novamente suas cordas encantadas, só que dessa vez são as crianças do vilarejo que vão seguí-lo. Onde isso vai parar?

E os jogos interativos e a exposição “Grimório do Espaço de Leitura: em busca dos objetos mágicos” continuam até o final de agosto. O jogo interativo de representação, também conhecido como LARP (live action roleplaying), acontece aos domingos, às 11h, e nele as crianças buscam os objetos mágicos enfrentando diversos desafios. Para garantir a segurança desses artefatos encantados, esse poderoso mago veio viver temporariamente por aqui e montou ACAMPAMENTO DO ARQUEMAGO! E para encontrar os artefatos, os participantes entram na brincadeira com outras figuras pitorescas, como múmia, cangaceiro ou feiticeira.

GRIMÓRIO DO ESPAÇO DE LEITURA: EM BUSCA DOS OBJETOS MÁGICOS 
Exposição e Jogos Interativos
De 13 de junho a 31 de agosto
Com Grupo Boi Voador

A missão do Arquemago é preservar e passar adiante as narrativas fantásticas com a ajuda desses elementos mágicos. Infelizmente, algo terrível aconteceu e vários desses objetos desapareceram da casa do guardião. Para trazê-los de volta, será preciso que as crianças participem de uma busca por cada canto do Espaço de Leitura, encontrando criaturas fantásticas e resolvendo desafios para recuperar os objetos mágicos perdidos.

COMO ENCONTRAR OS OBJETOS MÁGICOS?

O Grupo Boi Voador vai conduzir os participantes nesta aventura por meio de um jogo mediado por uma história e um narrador. Nesta vivência, os jogadores interpretam personagens e desenvolvem uma narrativa que solucione o desafio.

QUANDO? (sempre aos domingos)
Julho: 12 e 19  Agosto: 2, 9, 16, 23 e 30  Horário: Das 11h às 12h 
Público: Para crianças a partir de 4 anos

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JULHO
Sábado, 11
15h | Apresentação musical BANDA LITERÁRIA
Com Cia. Farnel de Artes

Domingo, 1215h | Narração de histórias O RABEQUEIRO DE HAMELINCom Cia. Farnel de Artes

Sábado, 18
15h | Narração de histórias VASALISA
Com Desabafo Coletivo

Extraído do Livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés, o conto Vasalisa, a sabida, apresenta a história de uma menina que perde sua mãe. Quando o pai se casa novamente, a garota passa a sofrer com uma madrasta malvada. Num dia muito frio, ela sai pela floresta em busca de lenha e encontra a cruel bruxa Baba Yaga, guardiã das chamas, que, em troca de ceder o fogo, propõe alguns desafios.

Domingo,1915h | Narração de histórias
SAPATINHOS VERMELHOS
Com Desabafo Coletivo

A história de uma menina de rua cujo maior sonho é ter um par de sapatos vermelhos. Cheia de criatividade, ela faz seu primeiro par de sapatos com trapos vermelhos que encontra no lixo. Um dia, o encontro com uma velha senhora muda seu destino. A narrativa foi extraída do Livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés, sobre reconhecer as armadilhas do caminho e as escolhas com o “coração faminto”.

Sábado, 25
15h | Apresentação circense INTERVENÇÃO CIRCENSE
Com Circo Amarillo

Palhaços, malabaristas e mágicos: a magia do circo de rua vem trazer ao público um convite a entrar nessa atmosfera encantadora e experimentar novas e divertidas experiências.

ANIVERSÁRIO DO ESPAÇO DE LEITURA
DOMINGO, 26
ESPAÇO DE LEITURA COMPLETA 5 ANOS!

Venha participar desta festa com programação especial de aniversário:

15h | Apresentação circense CLAKE
Com Circo Amarillo
Espetáculo cômico da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio, palhaços excêntricos e musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com  linguagem contemporânea e resultam em um espetáculo de palhaçaria física e musical. Uma degustação de sonoridades e da arte do circo que atrai todas as idades!

16h | Apresentação musical BANDA MIRIM
Com Banda Mirim
O grupo de teatro e música comemora seus 10 anos de criação junto com o aniversário de 5 anos do Espaço de Leitura! É um show especial com músicas de seu repertório de uma década. A Banda O grupo de teatro e música comemora seus 10 anos de criação junto com o aniversário de 5 anos do Espaço de Leitura!
É um show especial com músicas de seu repertório de uma década. A Banda Mirim apresenta ainda composições inéditas Mirim apresenta ainda composições inéditas e histórias inspiradas na
“Aventura de Buda”, próximo espetáculo do grupo.

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo
Terça: das 10 às 17 horas. De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca
Tel.: 11 2588-5918
contatoespacodeleitura@sp.gov.br

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
Todo sábado e domingo
Das 11h às 12h
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações. A cada edição, uma proposta diferente e divertida.
Todo domingo
Das 14h às 17h

FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Sabe aquela vontade de renovar a sua biblioteca? Tem muita gente com a mesma vontade e elas se encontram aqui. Você traz um livro e leva outro. A cada dez trocas, você ganha um livro.
Toda sexta
Das 13h às 14h

CLUBE DE LEITURA
A cada semana um participante traz um texto (crônica, poema, conto, trecho de um livro) e convida a todos para a leitura seguida de uma boa conversa.

Sobre o Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura atende entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado (FUSSESP), de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

Agendamento de visitas educativas
Tel.: 11 2588-5731, com Paula Yurie
paula.espacodeleitura@gmail.com

Sobre o Acervo de Livros do Espaço de Leitura
São cerca de 1500 exemplares, grande parte de literatura infantojuvenil, que estão divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas), PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros), GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros), CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca), CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS. (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Sobre o Espaço de Leitura

É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945