segunda-feira, 23/03/2015

Música e teatro de bonecos homenageiam os bichos neste fim de semana no Espaço de Leitura

Por que o amor é no coração? Quando a gente acende a luz para onde vai o escuro? Por que os planetas gostam de girar? Essas são algumas das perguntas feitas pelas crianças que já visitaram a exposição “ELOGIO À PERGUNTA”, que começou dia (7) no Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP). A mostra, que vai até 31 de maio, valoriza as questões que promovem o desenvolvimento de crianças e adultos, sejam elas filosóficas, científicas, curiosas, sem pé nem cabeça. Brincando com os temas que movimentam a imaginação de crianças e adultos, traz uma programação especial que propõe um momento para descobertas, dúvidas e invenções. As atividades são sempre gratuitas e acontecem aos finais de semana no Parque da Água Branca. 

Para esta exposição, foi criada a instalação interativa “Laboratório de Perguntas”, um espaço especialmente criado para que as crianças possam fazer suas indagações. Com cenografia que inspira a criatividade, o Laboratório de Perguntas traz engenhocas que inspiram a criação de diversas perguntas, das mais cabeludas às minúsculas, daquelas dúvidas sobre a criação do universo até aquelas sobre a origem de algumas palavras. Tudo isso em um espaço interativo, repleto de imagens, sons e cores e cheio de descobertas para serem feitas pelos pequenos leitores. Na área externa ao quiosque onde fica a exposição, estão espalhados painéis com questões da literatura, além do registro de diversas perguntas e respostas feitas pelos frequentadores do Espaço.

BICHOS E MAIS BICHOS

Neste fim de semana, a programação cultural no sábado (21), às 15h, fica por conta do músico e compositor Paulo Bira, com o espetáculo “Brasileirinhos – Música para os Bichos do Brasil”. O show é um passeio pela fauna brasileira com histórias e curiosidades sobre esses animais. Sempre com leveza e bom humor, a apresentação reúne violão e voz, percussão, sax, flauta e coro, com composições de Lalau e músicas de Paulo Bira. 

No domingo, (22), também às 15h, é a vez dos bonecos se transformarem em bichos com o show da banda Strombólica e bonecos da Cia. Pia Fraus. Na apresentação “Bichos do Mundo”, a banda traz várias histórias cantadas e encantadoras: a saga de um tubarão que sempre se dá mal na hora de procurar comida; as peripécias de um tamanduá que foge para um poste; as trapalhadas de um pinguim que se apaixona por tudo que é preto e branco.

Além da programação especial, o Espaço de Leitura oferece aos frequentadores um acervo de livros infantis e infantojuvenis, dispostos em diversos quiosques com temas para a garotada ler e se divertir, como a “Gruta do grito”, o “Clube de histórias” e a “Casa dos livros”, dentre outros. Nesse último, estão disponíveis jornais, revistas, histórias em quadrinhos e literatura brasileira e estrangeira. 

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

Sábado, 21 de março
15h
Apresentação musical
BRASILEIRINHOS – MÚSICA PARA OS BICHOS DO BRASIL
Com Paulo Bira
Baseado nas canções do disco “Brasileirinhos – música para os bichos do Brasil”, o show é um passeio pela fauna brasileira com histórias e curiosidades sobre esses animais. Sempre com leveza e bom humor, a apresentação reúne violão e voz, percussão, sax, flauta e coro, com composições de Lalau e músicas de Paulo Bira.

Domingo, 22 de março
15h
Apresentação musical com manipulação de bonecos
BICHOS DO MUNDO
Com Banda Strombólica e bonecos da Cia. Pia Fraus
A banda traz em histórias cantadas a saga de um tubarão que sempre se dá mal na hora de procurar comida; as peripécias de um tamanduá que foge para um poste; as trapalhadas de um pinguim que se apaixona por tudo que é preto e branco.

Sábado, 28 de março
15h
Narração de histórias
A PALAVRA É…
Com Andi Rubinstein, Renata Mattar e Gustavo Finkler
A apresentação começa com um jogo de forca, que descobre uma palavra, que puxa uma história, que puxa uma música, que puxa uma adivinha, que puxa outra história. Divertido, leve e para todas as idades!

Domingo, 29 de março
15h
Roda de música
ALVIMAR E ZÉ TRABUCO
Com Álvaro Lages e Zé Trabuco
O show musical é inspirado na cultura caipira tradicional das roças e fazendas do interior de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.Os causos e anedotas selecionados aproximam o público de experiências da infância e apresentam ao morador de grandes cidades um pouco da paz e da alegria da vida no campo. 

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

Todo sábado e domingo
Das 11h às 12h
Atividade educativa
maiúsculos & MINÚSCULOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Pais e filhos, tios e sobrinhos, amigos e vizinhos, maiúsculos e minúsculos são convidados a participar das brincadeiras, leituras, conversas e criações. A cada edição, uma proposta diferente e divertida.

Todo domingo
Das 14h às 17h
FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Sabe aquela vontade de renovar a sua biblioteca? Tem muita gente com a mesma vontade e elas se encontram aqui. Você traz um livro e leva outro. A cada dez trocas, você ganha um livro.

Toda sexta
Das 13h às 14h
CLUBE DE LEITURA
A cada semana um participante traz um texto (crônica, poema, conto, trecho de um livro) e convida a todos para a leitura seguida de uma boa conversa.

Sobre o Núcleo Educativo do Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura atende entidades sociais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado (FUSSESP), de quarta a sexta, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

Agendamento de visitas educativas
Tel.: 11 2588-5777, com Paula Yurie
paula.espacodeleitura@gmail.com

Sobre o Acervo de Livros do Espaço de Leitura
São cerca de 1500 exemplares, grande parte de literatura infantojuvenil, que estão divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas), PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros), GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros), CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca), CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS. (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas). 

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Estado e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população. 

Sobre o Espaço de Leitura
É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

ESPAÇO DE LEITURA
Aberto de terça a domingo
Terça: das 10 às 17 horas. De quarta a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca
Tel.: 11 2588-5918
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
facebook.com/espacode.leitura
instagram.com/espacodeleitura
www.espacodeleitura.org.br

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945