segunda-feira, 17/12/2018

Melhores cafés paulistas são premiados no Palácio dos Bandeirantes

Iniciativa busca incentivar os produtores de café a oferecerem aos consumidores produtos diferenciados e de alta qualidade

Na manhã desta segunda-feira, 17, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes a premiação dos melhores cafés paulistas, com a entrega do certificado “Melhores Café de São Paulo” aos cafeicultores de todo Estado e beneficiados por empresas do segmento. Participou da cerimônia o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim.

A seleção especial dos melhores cafés paulistas de 2018 foi feita em novembro deste ano, durante o 17º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. O objetivo da outorga é incentivar cafeicultores e industriais a promoverem a qualidade dos cafés paulistas, oferecendo aos consumidores produtos especiais e diferenciados.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com a Câmara Setorial de Café (Sindicafé), da Secretaria, e com o apoio do Sindicato da Industria de Café do Estado de São Paulo, da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e da Associação Comercial de Santos.

Ao todo, 77 lotes de café selecionados em 10 concursos regionais realizados por associações, cooperativas e sindicatos participaram da disputa. Para a etapa final, foram escolhidos 13 produtores de café de diferentes regiões do Estado.

Café Solidário

Entrega simbólica de 250 quilos de café cultivados pelo Instituto Biológico (IB).

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica de 250 quilos de café cultivados pelo Instituto Biológico (IB) para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. A doação será encaminhada a entidades sociais cadastradas no Fussesp.

O “Café Solidário” foi produzido com os grãos colhidos no cafezal do Instituto Biológico, plantado no início da década de 50. Atualmente, há 1.500 pés de café em plena produção.