sexta-feira, 15/04/2016

Malala: coragem e resistência

Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), apresenta neste domingo17 de abrilàs 15h, o espetáculo JOÃO ACAIABE CONTA MALALA. Todas as atividades do projeto são gratuitas e com classificação livre.

O ator e contador de histórias João Acaiabe, famoso por sua participação no Sítio do Pica Pau Amarelo como Tio Barnabé, celebra a bravura de Malala Yousafzai, hoje com 18 anos, que tornou-se exemplo mundial quando enfrentou o regime fundamentalista islâmico, o Talibã, ao reivindicar o direito à educação, principalmente para as garotas que não tinham mais acesso aos estudos após os extremistas dominarem o Paquistão e proibir a escolarização das mulheres. Malala foi alvejada na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Mas sobreviveu e virou heroína pela paz. Ela é a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz.

O espetáculo transporta o público para o Vale Swat, região montanhosa localizada ao norte do Paquistão para celebrar Malala. Segundo João Acaiabe, a ideia é despertar o herói que habita o imaginário de cada espectador, para que todos estejam protegidos dos perigos que Malala enfrentou no seu esforço de combater o ódio dos Talibãs. Não por acaso, portanto, o cenário onde ele apresenta é cheio de contrastes e desigualdades.

As histórias apresentadas estão no livro Malala, a menina que queria ir para a escola, publicado pela Companhia da Letrinhas. “Todas essas narrativas nos fazem crer que a mudança pode ser iniciada a partir de um único ato, por menos relevante que pareça, e a educação é a principal aliada para ganhar esta batalha”, enfatiza Acaiabe.

 

Confira a programação completa deste fim de semana:

Sábado, 16

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: DIÁRIO OFICIAL DE NOTÍCIAS INVENTADAS

Com Filipe Falcone e Maiana Monteiro

Os educadores propõem uma discussão sobre o jornal – o que é, para que serve, para quem é e como é escrito. Depois, em duplas, crianças e adultos são estimulados a criar uma imagem com recortes e colagens de jornais e revistas e, em seguida, inventam uma notícia para a figura.

15h

MEDIAÇÃO DE LIVROS

Com Marina Melo e Rafael Ribeiro Lúcio

Nesta edição, os educadores fazem a mediação da exposição “A Leitura da Leitura – maneiras de ler” que está em cartaz no Espaço de Leitura.

 

Domingo, 17

11h

Oficina educativa

maiúsculos & MINÚSCULOS: PASSA, PASSA

Com Marina Melo e Rafael Ribeiro Lucio

O que é o que é: passa, passa, nunca volta, ora cura, ora revolta?

A resposta dessa adivinha vai conduzir a atividade desta manhã. O nome do livro é segredo para não estragar a surpresa!

15h

Narração de histórias

MALALA

Com João Acaiabe

O espetáculo transporta o público para o Vale Swat, região norte do Paquistão, para celebrar Malala Yousafzai, a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz e exemplo mundial por enfrentar o regime fundamentalista islâmico, o Talibã, ao reivindicar o direito à educação, principalmente para as garotas que foram proibidas de estudar.

 

Todo domingo

Das 14h às 17h

FEIRA DE TROCA DE LIVROS

Livros carregam histórias e leitores levam as histórias pra passear pelo mundo. Nesta Feira de Troca de Livros, você faz com que mais histórias viagem por aí, e leva outras histórias pra sua casa. Traz um título e leva outro! A cada dez livros trocados, você ganha um. [Só não vale trazer enciclopédias, livros estrangeiros não traduzidos, livros didáticos e obras religiosas.]

 

EXPOSIÇÃO

A LEITURA DA LEITURA – maneiras de ler

Aberta de quarta a domingo, das 9 às 18 horas

Propomos aos leitores e públicos um mergulho em outras formas de leituras. Nos painéis espalhados pelo Espaço, sugerimos que a atenção dos pequenos se voltem para as leituras que a natureza, o corpo, a história e a oralidade podem proporcionar. Já no quiosque expositivo, a exposição sugere múltiplas possibilidades de apreciação e revela que a materialidade de um livro também é parte da experiência leitora. Esperamos sua visita!

 

SOBRE O FUSSESP

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo e dirigido pela primeira-dama do Estado. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA

É uma ação sociocultural e educativa do FUSSESP que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

SERVIÇO – ESPAÇO DE LEITURA

De quarta a domingo: das 9 às 18 horas

Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca. Tel.: 2588-5811

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

Governo de SP atende dez cidades com mais de 6 mil itens em ajuda humanitária após chuvas de janeiro

Materiais de primeira necessidade foram enviados para auxiliar as famílias afetadas em municípios do interior, Baixada Santista e Litoral Norte   Defesa Civil faz entrega de doações a municípios atingidos pelas chuvas   O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, destinou para dez cidades paulistas 6.030 itens de

Fundo Social de São Paulo lança Chamamento Público para gestão das Praças da Cidadania de Mauá e Diadema

Edital prevê a contratação de organização da sociedade civil para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP     O Fundo Social de São Paulo lança um novo chamamento público, desta vez, para selecionar as Organizações da Sociedade Civil que vão administrar as Escolas de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de Mauá e

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945