sexta-feira, 23/09/2011

Mais de três mil atletas disputam JORI de Porto Ferreira

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, participou nesta quinta-feira, 22, da abertura dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) etapa regional de Porto Ferreira.

Após a entrada das 56 delegações – que representam os mais de três mil atletas inscritos – , foi feito o juramento do atleta e o acendimento da Pira Olímpica. A manhã ainda contou com apresentações culturais da cidade.

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes, já adiantou que, atendendo a um pedido do Fussesp, ampliará o número de fases regionais. “Tínhamos sete e passamos para dez esse ano. A nossa meta é chegar a quatorze. Assim atenderemos todas as regiões do Estado”, explicou.

O JORI foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da terceira idade, estimulando a prática de exercícios físicos e o convívio social. “Em muitas cidades a procura por consultas médicas diminuiu. Queremos ampliar e valorizar, ainda mais, nossa terceira idade. Por isso, todos os que estão competindo já são vitoriosos. Todos, independente da classificação, receberão medalhas de participação”, disse Lu Alckmin.

A presidente do Fussesp também acompanhou a competição de coreografia. Foram 34 apresentações. “Os nossos jovens atletas da terceira idade se preparam o ano todo para esse dia, ensaiam coreografia, elaboram o figurino. É emocionante vê-los lindos e felizes”, destacou a primeira-dama.

Os vencedores na categoria foram: Ribeirão Preto, Orlândia e Sertãozinho, 1°, 2° e 3° colocados. As competições em Porto Ferreira terminam nesse domingo, 25. A próxima fase será em Araras, no dia 29 de setembro.

Cidades participantes

Américo Brasiliense, Aramina, Araraquara, Barretos, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Boa Esperança do Sul, Brodowski, Cajuru, Colina, Cravinhos, Cristais Paulista, Dobrada, Dumont, Franca, Guairá, Guará, Guatapará, Ibitinga, Igarapava, Ipuã, Itápolis, Itirapuã, Ituverava, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antonio, Matão, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Nova Europa, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pitangueiras, Porto Ferreira, Pradópolis, Ribeirão Preto, Rincão, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Lúcia, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Tabatinga, Taquaritinga, Terra Roxa, Trabiju e Viradouro.

Mais sobre o JORI

O JORI é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em parceria c om a secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude e prefeituras que sediam as competições.

São 13 modalidades diferentes adaptadas para o público idoso: Bocha, Atletismo (corrida), Buraco, Coreografia (dança), Damas, Dominó, Danças de Salão, Malha, Truco, Natação, Vôlei Adaptado, Tênis de Mesa e Xadrez. Todos os participantes, independentes da classificação, recebem medalhas.