sexta-feira, 07/06/2013

Mais de dois mil atletas participam da 17ª edição do JORI

Nesta quinta-feira, 6, aconteceu a abertura da etapa de Franca do JORI (Jogos Regionais do Idoso). Participam dos jogos, que se estendem até dia 9 de junho,  mais de 2 mil atletas, além de 371 pessoas da equipe técnica. Ao todo, 47 municípios das regiões administrativas de Barretos, Franca e Ribeirão Preto, estarão envolvidos nas competições.

Já no primeiro dia, os destaques ficaram por conta dos municípios cujas coreografias de apresentação ficaram entre as melhores: Ribeirão Preto (1º lugar), Sertãozinho (2º lugar) e Olímpia (3º lugar).

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, destacou a importância dos jogos para os idosos paulistas. “Através do JORI, eles saem de casa, têm a convivência social e se exercitam. Então, eles têm uma melhor qualidade de vida, vivem mais e com qualidade”, disse a primeira-dama.

São 14 modalidades diferentes adaptadas para o público idoso: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. O objetivo é promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas, além de valorizar e estimular a prática da atividade física.

Para participar, o idoso deve ter no mínimo 60 (sessenta) anos e deve procurar o Fundo Municipal ou Centro de Convivência do Idoso (CCI) de sua cidade para participar das atividades e se inscrever na competição. Nas fases regionais do JORI, são selecionados os dois melhores competidores em cada modalidade, que competem na grande final estadual, agora denominada Jogos Abertos do Idoso (JAI).