quarta-feira, 06/04/2011

Lu Alckmin recebe primeiras-damas da região de Araçatuba

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, recebeu nesta quarta-feira, 6, primeiras-damas e presidentes de fundos municipais de 20 municípios da região de Araçatuba. A reunião acontecenu no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Durante o encontro, a primeira-dama apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos e reforçou a importância da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado e os fundos municipais. Essa interação se dará por meio de uma série de convênios, como é o caso da Escola de Moda.

“Esse é o primeiro de uma série. Faremos agendas com todas as primeiras-damas do estado. O nosso objetivo é ouvir as necessidades de cada uma delas e colocar o Fundo Social à disposição”, informou Lu Alckmin.

A Escola de Moda, no Parque da Água Branca, iniciará as aulas no dia 27 de abril, com alunos da capital. A partir do segundo semestre, o projeto será dividido em duas fases para atender o estado.

Na primeira, serão montados os pólos regionais. Eles servirão como sedes de capacitação. “Os municípios que não tiverem condições de encaminhar pessoas para aprenderem as técnicas dos cursos aqui na capital enviarão a essas cidades”, explicou a primeira-dama.

A implantação da Escola de Moda nas demais prefeituras fará parte da segunda etapa do projeto. O Fundo Social repassará a cada município, mediante convênio, o Kit costura (composto por maquinário) e os materiais necessários para os cursos. Em contrapartida, a cidade deve ceder o espaço e manter a equipe de professores.

A Escola de Moda terá cursos nas áreas de roteiro de costura (modelagem, corte e costura), bijuteria, confecção de caixas, bordados em linha e pedraria, crochê e patchwork. Serão quatro horas por dia de aulas durante o período de um mês e meio. Os cursos são destinados às pessoas com mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima.

Padarias Artesanais

A novidade será a forma de implantação das Padarias Artesanais no interior. O Fundo Social fará convênios com as prefeituras. Os fundos municipais receberão o kit Padaria – composto por um forno inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e botijão de gás – e também uma série de outros equipamentos necessários para a parte teórica do curso. E assim como a Escola de Moda, o município terá que providenciar o espaço e manter a equipe de professores.

Campanha do Agasalho

A tradicional Campanha do Agasalho será lançada em maio, mas alguns detalhes foram adiantados nesta reunião. O foco deste ano será a qualidade das peças e não a quantidade. “Pediremos às pessoas que doem peças em bom estado, limpas. Queremos não só aquecer, mas resgatar a auto-estima e oferecer dignidade à população carente”, reforçou a presidente do Fussesp. A madrinha da campanha será a apresentadora Hebe Camargo.

Cidades participantes

Participaram do encontro primeiras-damas e presidentes de fundos das cidades de Alto Alegre, Araçatuba, Barbosa, Bento de Abreu, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Ilha Solteira, Lourdes, Luiziânia, Nova Luzitânia, Piacatu, Santo Antonio do Aracanguá, São João de Iracema e Turiúba.

Do Fussesp