quinta-feira, 20/10/2011

Lu Alckmin participa do lançamento do livro “Pães Caseiros”

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, participou nesta quinta-feira, 20, do lançamento do livro “Pães Caseiros”, elaborado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento aconteceu na sede da secretaria como parte das comemorações da Semana da Alimentação.

Entre as receitas do livro estão as do curso da Padaria Artesanal. São dez tipos de pães nutritivos, preparados a partir do aproveitamento de frutas e hortaliças. O projeto, iniciado em 2001, já capacitou mais de 20 mil multiplicadores. Foram distribuídos mais de nove mil kits Padaria que estão espalhados pelos 645 municípios do Estado e pelas 2500 entidades da capital cadastradas no Fussesp.

A Associação Azarias, de Perus, é uma das entidades beneficiadas. Com a Padaria em funcionamento desde 2004, expandiu o projeto e capacitou pessoas de outras regiões de São Paulo; do município de Francisco Morato e dos países África e Índia. “A Padaria Artesanal gera renda, melhora a autoestima e resgata a vontade de viver de milhares de pessoas”, disse Marlene Rodrigues de Oliveira, vice-presidente da entidade.

“Fico muito feliz em sermos parceiros desse projeto que vai muito além de alimentar. O livro integrará o material de capacitação do curso da Padaria Artesanal. Estamos na Semana da Alimentação e sempre digo que muito mais importante que comer, é comer qualidade e segurança”, destacou a secretária da Agricultura Mônika Bergamaschi.

A presidente do Fussesp se emocionou várias vezes durante o evento. Primeiro, por receber a doação de três mil dúzias de ovos da Câmara Setorial de Ovos e 12,5 mil quilos de farinha de trigo do Moinho Anaconda. “Fiquei muito feliz em receber essas doações. Aqui na capital, nas entidades mais carentes, principalmente nas favelas, nós doamos a farinha, pelo menos no começo do projeto”, disse.

Sobre o lançamento do livro “Pães Caseiros”, Lu Alckmin reforçou que as receitas ensinadas no curso da Padaria Artesanal seguem o conceito de alimentação saudável, por serem nutritivas, saborosas e alto valor comercial. “Hoje é um dia especial e de muita emoção. Um projeto tão simples e que transforma a vida das pessoas. O livro vem agregar o que ensinamos. Afinal, quem não gosta de pão? Eu adoro!”, concluiu a primeira-dama.

Sobre o livro

A publicação reúne receitas elaboradas e testadas na cozinha experimental da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios). Ela traz ainda, em suas 51 páginas, explicações sobre os principais ingredientes utilizados na confecção dos pães, dicas diversas de preparação e conservação, cuidados com a higiene pessoal, dos alimentos, com o ambiente e as receitas propriamente ditas, de pães doces e salgados, ricamente ilustradas.

O preparo artesanal de pães tem por objetivo a introdução de ingredientes naturais, além de ser um meio de geração de renda ou de economia doméstica. Feito em casa, o pão fica mais saboroso e nutritivo, porque a própria pessoa pode verificar a qualidade dos ingredientes.

O Cesans (Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) atua na orientação e conscientização sobre a necessidade da alimentação balanceada e saudável, oferecendo cursos e palestras nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda, visando à melhoria da qualidade de vida da população atendida.

 

 

 

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo faz balanço de ações e anuncia projetos da gestão

Evento realizado nesta quinta-feira, 11, no Palácio dos Bandeirantes, reuniu mais de 500 municípios. Na ocasião também foi lançado o Manual Técnico do Fundo Social     Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro

Fundo Social de São Paulo celebra convênios com prefeituras e organizações sociais para oferecer mais de 9 mil vagas de qualificação profissional no Estado

Ao todo, 69 municípios e 83 entidades participam deste novo convênio firmado com o FUSSP   O Fundo Social de São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (11) evento de assinatura de convênios com 69 municípios e 83 entidades sociais para oferecer mais de 9 mil vagas vinculadas à Escola de Qualificação Profissional do FUSSP.

Fundo Social de São Paulo divulga resultado de Chamamento Público para gestão da Praça da Cidadania de Hortolândia

Edital prevê a contratação de OSC’ para administração das Escolas de Qualificação Profissional do FUSSP   Prédio das Escolas de Qualificação do Fussp na Praça da Cidadania de Hortolândia   O Fundo Social de São Paulo, divulgou nesta quarta-feira, 07 de fevereiro, o resultado final do Chamamento Público para escolha da OSC’ que vai administrar

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 3238-3944 ou 11 3238-3945