quinta-feira, 20/10/2011

Lu Alckmin participa do lançamento do livro “Pães Caseiros”

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, participou nesta quinta-feira, 20, do lançamento do livro “Pães Caseiros”, elaborado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento aconteceu na sede da secretaria como parte das comemorações da Semana da Alimentação.

Entre as receitas do livro estão as do curso da Padaria Artesanal. São dez tipos de pães nutritivos, preparados a partir do aproveitamento de frutas e hortaliças. O projeto, iniciado em 2001, já capacitou mais de 20 mil multiplicadores. Foram distribuídos mais de nove mil kits Padaria que estão espalhados pelos 645 municípios do Estado e pelas 2500 entidades da capital cadastradas no Fussesp.

A Associação Azarias, de Perus, é uma das entidades beneficiadas. Com a Padaria em funcionamento desde 2004, expandiu o projeto e capacitou pessoas de outras regiões de São Paulo; do município de Francisco Morato e dos países África e Índia. “A Padaria Artesanal gera renda, melhora a autoestima e resgata a vontade de viver de milhares de pessoas”, disse Marlene Rodrigues de Oliveira, vice-presidente da entidade.

“Fico muito feliz em sermos parceiros desse projeto que vai muito além de alimentar. O livro integrará o material de capacitação do curso da Padaria Artesanal. Estamos na Semana da Alimentação e sempre digo que muito mais importante que comer, é comer qualidade e segurança”, destacou a secretária da Agricultura Mônika Bergamaschi.

A presidente do Fussesp se emocionou várias vezes durante o evento. Primeiro, por receber a doação de três mil dúzias de ovos da Câmara Setorial de Ovos e 12,5 mil quilos de farinha de trigo do Moinho Anaconda. “Fiquei muito feliz em receber essas doações. Aqui na capital, nas entidades mais carentes, principalmente nas favelas, nós doamos a farinha, pelo menos no começo do projeto”, disse.

Sobre o lançamento do livro “Pães Caseiros”, Lu Alckmin reforçou que as receitas ensinadas no curso da Padaria Artesanal seguem o conceito de alimentação saudável, por serem nutritivas, saborosas e alto valor comercial. “Hoje é um dia especial e de muita emoção. Um projeto tão simples e que transforma a vida das pessoas. O livro vem agregar o que ensinamos. Afinal, quem não gosta de pão? Eu adoro!”, concluiu a primeira-dama.

Sobre o livro

A publicação reúne receitas elaboradas e testadas na cozinha experimental da Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios). Ela traz ainda, em suas 51 páginas, explicações sobre os principais ingredientes utilizados na confecção dos pães, dicas diversas de preparação e conservação, cuidados com a higiene pessoal, dos alimentos, com o ambiente e as receitas propriamente ditas, de pães doces e salgados, ricamente ilustradas.

O preparo artesanal de pães tem por objetivo a introdução de ingredientes naturais, além de ser um meio de geração de renda ou de economia doméstica. Feito em casa, o pão fica mais saboroso e nutritivo, porque a própria pessoa pode verificar a qualidade dos ingredientes.

O Cesans (Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) atua na orientação e conscientização sobre a necessidade da alimentação balanceada e saudável, oferecendo cursos e palestras nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda, visando à melhoria da qualidade de vida da população atendida.

 

 

 

Compartilhe

Últimas Notícias

Fundo Social de São Paulo lança edital para contemplar 30 municípios em convênio para Cursos de Informática

Cidades interessadas devem encaminhar os documentos estabelecidos no edital até o dia 28 deste mês por email     O Programa “Escola de Qualificação Profissional” do Fundo Social de São Paulo está abrindo um edital de manifestação de interesse para a realização de convênios voltados à implantação de cursos da Escola de Informática em 30

Fundo Social mobiliza rede de voluntários

  O Fundo Social de São Paulo solicita a ajuda de voluntários para se unirem à campanha humanitária em prol das vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. Quem quiser participar desse trabalho poderá efetuar um cadastro junto à Defesa Civil do Estado no link abaixo e, na sequência, irá receber um telefonema com

Governo de SP inicia arrecadação para vítimas do RS; veja o que doar

Água potável, produtos de limpeza e itens de higiene são prioridade para ajudar moradores afetados pelas enchentes   Movimentação no domingo no galpão do Fundo Social   O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil começaram a receber doações para serem enviadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul neste domingo (5).

SEDE DO FUNDO SOCIAL DE SÃO PAULO - PALÁCIO
DOS BANDEIRANTES

Av. Morumbi, 4.500 - Morumbi - São Paulo - SP - 05650-905

MAIS INFORMAÇÕES - Telefone: 11 2193-6979

DEPÓSITO DO FUNDO SOCIAL - JAGUARÉ

Av. Marechal Mario Guedes, 301 - Jaguaré

São Paulo - SP, 05348-010