segunda-feira, 03/12/2012

Lu Alckmin participa da caminhada “Pense Rosa” em São José dos Campos

No último domingo, 2, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, participou da caminhada “Pense Rosa”. O evento, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, buscou conscientizar mulheres sobre a importância da mamografia para a prevenção do câncer de mama.

Segundo a prefeitura de São José, cerca de oito mil pessoas fizeram parte da caminhada. Os participantes doaram 1 kg de alimento não perecível, exceto sal, que foram destinados a entidades cadastradas no Fundo Social da cidade, presidido pela primeira dama Rosana Dalla Torre.

Esta é a terceira edição da caminhada em São José, que contou ainda com a participação do ator Reynaldo Gianecchini, que se curou de um câncer este ano. A primeira edição aconteceu em 2010, quando 4 mil pessoas participaram. Durante o evento, a primeira dama, Lu Alckmin, lembrou da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, para a maior eficácia do tratamento.

“Sabemos que se o câncer de mama for detectado logo em seu estágio inicial, pode ser curado em 95% dos casos. Portanto, o meu recado vai para as mulheres para que passem adiante a mensagem, assim como os homens, que incentivem suas esposas, mães, irmãs, amigas, que não deixem de se cuidar e fazer a mamografia”, disse a primeira dama.

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos revelou que, por ano, cerca de 230 mulheres são  diagnosticadas com câncer de mama na cidade. Os exames de mamografia devem ser realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.