quarta-feira, 28/11/2012

Lu Alckmin inaugura três novos Polos da Escola de Moda em Pirituba

Na última terça-feira, 27, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, inaugurou três novos Polos Regionais da Escola de Moda, todos localizados no bairro de Pirituba, zona oeste da capital. As unidades capacitarão os moradores da região na arte do corte e costura. A ideia é que eles se tornem multiplicadores da técnica em outras entidades instaladas no entorno.

O primeiro Polo inaugurado foi a Associação de Mulheres Raça e Coragem, presidida por Laurinete Santos da Silva. A entidade já formou sua primeira turma de corte e costura, que contou com 18 alunos capacitados. As novas turmas do Polo têm previsão de início na primeira quinzena de dezembro e 15 pessoas já estão na lista de espera.

O Instituto Casa de Apoio Esperança de Viver (CAESVI) – segundo Polo inaugurado – presidido por Marcilene Maria de Oliveira, ainda tem a primeira turma em curso, mas 36 pessoas já estão na lista de espera. A aluna Leila Lélida, 38, revela que “não sabia colocar a linha na agulha, não sabia cortar, tinha medo da máquina. Agora tenho o domínio da máquina e a costura se tornou uma oportunidade de uma nova profissão”, afirma.

Já a associação Movimento Nacional de Busca a Pessoas Desaparecidas e Vítimas de Violência – União Mães do Brasil, formou sua primeira turma em outubro deste ano, entre elas a missionária católica Fidélia Chizoba Ikegbue, de 38 anos, vinda de Kogi State, na Nigéria. Fidélia afirma que pretende ser multiplicadora em Kogi State, para onde retornará no prazo de um ano, e também nos locais para os quais for enviada para missões. A próxima turma do Polo deverá iniciar em 10 de janeiro de 2013 e mais de 200 pessoas estão na lista de espera.

Segundo a presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, as Escolas de Moda oferecem muito mais do que uma formação profissional. “Tenho ouvido histórias lindas, do resgate da autoestima, da união das pessoas, inclusive para formar os Polos. São momentos especiais. A gente vê que pessoas que nunca tinham costurado antes na vida, hoje já são capazes. Com professoras competentes, qualificadas, que foram lá, aprenderam conosco”, declara a primeira dama.

Para a realização do projeto, o FUSSESP doa às entidades assistenciais um Kit Costura, composto de 10 máquinas de costura, sendo 7 retas, 1 overloque, 1 galoneira e 1 caseadeira, 20 cadeiras, 4 mesas de corte e mais um repasse para a aquisição de insumos como fita métrica, tesoura, tecidos, ferro e tábua de passar. Cada Polo deve se responsabilizar, entre outras atribuições, pela contratação dos instrutores, disponibilização e custeio do espaço e manutenção do maquinário.