quarta-feira, 29/02/2012

Lu Alckmin inaugura Polos Regionais de Moda de Guararapes e Guzolândia

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, inaugurou nesta terça-feira, 28, os primeiros dos 56 Polos Regionais de Moda do Estado: em Guararapes e Guzolândia. As unidades sediarão a capacitação dos 43 municípios da região de Araçatuba.

“Nesses espaços ensinaremos Corte, Costura e Modelagem. Para participar basta ter mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima. As vagas são direcionadas para os moradores dos dois municípios e também para que os fundos municipais das demais cidades da região encaminhem pessoas que se tornarão multiplicadoras do projeto em suas cidades”, contou Lu Alckmin.

Em Guararapes, as aulas tiveram início no dia 22 de fevereiro, com uma turma de 20 alunos da cidade. As aulas acontecem às segundas e quartas, das 19 às 22h, e às terças e quintas, das 14 às 17 horas. Mesmo sendo início do curso, já existe fila de espera.

No Polo Regional de Guzolândia as atividades tiveram início em 27 de fevereiro, com pessoas enviadas pelos municípios de General Salgado, Marinópolis, Pereira Barreto, São João de Iracema e Sud Mennucci. Esses alunos se tornarão multiplicadores do projeto em suas cidades. A capacitação dos moradores terá início em 05 de março. As aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h. As inscrições já foram preenchidas e existe fila de espera.

Para desenvolver o projeto, o Fussesp selecionou municípios com até 100 mil habitantes (exceto na região metropolitana de São Paulo) e estrategicamente localizadas em suas regiões. Na capital, a seleção das entidades assistenciais também foi feita por localização e por reconhecido trabalho social.

Um convênio foi firmado com cada um dos 56 Polos. O Fundo Social repassou um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte e orientação das assistentes sociais e repasse de R$ 21 mil para aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas durante um ano e meio). Esse repasse é destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos.

Em contrapartida os municípios e entidades enviam duas pessoas que serão capacitadas e se tornarão monitoras do projeto; além de disponibilizarem e custearem o espaço onde será realizado o curso e manutenção do maquinário.

“Com essa nova etapa, tenho certeza que faremos do Estado de São Paulo o maior Polo de costura do Brasil”, conclui a presidente do Fundo Social.

Confira a relação aqui: http://www.saopaulo.sp.gov.br/usr/share/documents/292.pdf

Escola de Moda

A Escola de Moda, inaugurada em abril, surgiu após a primeira-dama ouvir que mulheres acima de 40 anos (e com baixa escolaridade) não conseguiam mais emprego. Por outro lado, estilistas e empresários do ramo da moda comprovaram que milhares de vagas no setor não eram preenchidas por falta de capacitação.

Já são três unidades em funcionamento: Parque da Água Branca, Casa da Solidariedade II (no Parque Dom Pedro) e Palácio dos Bandeirantes. São oferecidos cursos de Corte, Costura e Modelagem, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas.

A carga horária é de 120 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, durante dois meses. Os cursos são gratuitos e destinados às pessoas com mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima. Todos os alunos recebem uniforme, material didático, alimentação e auxílio transporte.

Os que estão desempregados (e não estiverem recebendo nenhum auxílio, como o seguro desemprego) recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, exceto na unidade do Palácio dos Bandeirantes em que os benefícios são custeados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.