terça-feira, 06/03/2012

Lu Alckmin inaugura Polo Regional de Moda de Quatá

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, inaugurou na manhã desta terça-feira, 06, o Polo Regional de Moda de Quatá. A unidade oferecerá o curso de Corte, Costura e Modelagem para moradores do município e multiplicadores de 51 cidades da região de Marília.

O curso para os moradores teve início no dia 15 de fevereiro. São 20 alunas que assistem às aulas as quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30. Para os municípios do entorno, as aulas terão início no dia 19 de março com a participação de 20 cidades. São elas: Alvilândia, Álvaro de Carvalho, Árco-Iris, Bastos, Borá, Cândido Mota, Chavantes, Garça, Herculândia, Ipaussu, Lupércio, Oscar Bressane, Paraguaçu Paulista, Platina, Quintana, Rancharia, Ribeirão do Sul, São Pedro do Turvo, Tarumã e Vera Cruz.

“Depois de inaugurarmos os Polos de Guararapes e Guzolândia, na região de Araçatuba, estamos entregando hoje o de Quatá, atendendo assim a região de Marília. A primeira-dama já me contou que uma fábrica de jeans do Paraná montou uma filial na cidade e irá contratar as pessoas capacitadas aqui”, contou Lu Alckmin.

Para implantação do projeto, o Fundo Social repassou um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte e orientação das assistentes sociais e repasse de R$ 21 mil para aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas durante um ano e meio). Esse repasse é destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos.

Os alunos que são do município e estão desempregados (mas não contam com nenhum benefício, como o seguro desemprego) recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

“Contamos com três Escolas de Moda na capital e agora começamos a implantar os Polos Regionais. Ao todo, serão 56 unidades. Queremos transformar o Estado de São Paulo no maior Polo de Costura do Brasil”, concluiu a presidente do Fussesp.

Confira a relação completa dos municípios e entidades assistenciais que serão Polos: http://www.saopaulo.sp.gov.br/usr/share/documents/292.pdf

Padaria Artesanal e Casa de Brinquedos

Na ocasião, Lu Alckmin inaugurou a nova sede do Fundo Social de Quatá. O local abriga todos os projetos sociais, dentre eles a Padaria Artesanal e a Casa de Brinquedos.

“Fico muito feliz em saber que implantamos esses projetos a partir de 2001 e eles continuam funcionando. Reiniciamos a Padaria Artesanal em 2011. E começaremos agora a distribuir brinquedos para que os fundos municipais retomem e/ou completem as Casas de Brinquedo que inauguramos há alguns anos”, ressaltou a primeira-dama.