quarta-feira, 14/03/2012

Lu Alckmin inaugura Polo Regional de Moda de Itapetininga

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, inaugurou na última terça-feira, 13, mais dois Polos Regionais da Escola de Moda: em Itapetininga e Conchas.

“Contamos com três Escolas de Moda na capital e agora começamos a implantar os Polos Regionais. Os Polos oferecerão curso de Corte, Costura e Modelagem para os moradores dessas cidades e servirão de sedes de capacitação de multiplicadores dos municípios da região. No total, serão 56 unidades, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. Queremos transformar o Estado de São Paulo no maior Polo de Costura do Brasil”, explica a presidente do Fussesp.

O Polo Regional de Itapetininga atenderá as regiões de governo de Sorocaba e Itapetininga. A capacitação dos municípios teve início no dia 02 de março. As aulas acontecem durante cinco sextas-feiras, das 8 às 11h e das 13 às 17h. Estão em capacitação 11 cidades: Angatuba, Araçariguama, Campina do Monte Alegre, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Quadra, Ribeirão Grande (região de governo de Itapeva), São Miguel Arcanjo, Sarapuí e Tatuí.

Para a próxima turma, estão inscritos 19 municípios: Alambari, Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capão Bonito, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tapiraí e Tietê.

Já a capacitação dos moradores de Itapetininga teve início em 28 de fevereiro. São 14 pessoas tendo aulas às terças e quintas-feiras, das 8 às 11h.

Sobre o projeto

Para implantação do projeto, o Fundo Social repassou aos municípios e entidades sedes um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte/orientação das assistentes sociais e repasse de R$ 21 mil para aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas durante um ano e meio). Esse repasse é destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos.

Os alunos que são do município sede e estão desempregados (mas não contam com nenhum benefício, como o seguro desemprego) recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

Já os fundos municipais que encaminharem multiplicadores para capacitação, poderão firmar convênio com o Fussesp para implantar uma Escola de Moda em suas cidades. Nesse caso, receberão quatro máquinas de costura e 300 metros de tecidos.

Além dos Polos de Itapetininga e Conchas, já foram inaugurados os de Guararapes, Guzolândia, Quatá e Presidente Bernardes.