quarta-feira, 21/03/2012

Lu Alckmin inaugura Polo Regional de Moda de Cafelândia

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, inaugurou na manhã da última terça-feira, 20, o Polo Regional de Moda de Cafelândia. A unidade será uma das três a atender a região de Bauru.

A capacitação na área de costura é um sonho antigo da população e dos empresários locais. Por falta de qualificação, as vagas acabavam sendo preenchidas por pessoas residentes em outros municípios. Com a abertura do Polo, uma fábrica de jeans da cidade está ampliando suas instalações de três para seis galpões. São 680 funcionários e a meta é chegar a dois mil.

“Aqui em Cafelândia faltavam pessoas capacitadas e o Polo virá para suprir essa carência. Estamos oferecendo uma oportunidade para que as pessoas busquem um emprego ou aumentem sua renda familiar”, salientou Lu Alckmin.

Para implantação do projeto, o Fussesp repassou ao Fundo Social de Cafelândia, um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte/orientação das assistentes sociais e repasse para aquisição de insumos (destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos). O município ficou responsável pelo espaço físico e pagamento dos professores.

As aulas para os moradores da cidade terão início dia 27 de março. As 20 vagas já foram preenchidas e há fila de espera para a próxima turma. Os alunos que estão desempregados (mas não contam com nenhum benefício, como o seguro desemprego) receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00 da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho.

A capacitação de multiplicadores teve início em 19 de março, com dez cidades: Duartina, Lins, Uru, Pirajuí, Balbinos, Guarantã, Júlio Mesquita, Gália, Pongaí e Reginópolis. Nesses casos, após concluírem o curso, o Fussesp poderá firmar convênio com cada um dos fundos municipais para montar uma Escola de Moda. O acordo prevê o repasse de quatro máquinas de costura e 300 metros de tecidos.

O Estado contará com 56 Polos Regionais de Moda, sendo 28 em entidades assistenciais da capital e 28 no interior. Além de Cafelândia, já foram inauguradas as unidades de Guararapes, Guzolândia, Quatá, Presidente Bernardes, Itapetininga e Conchas.