terça-feira, 25/09/2012

Lu Alckmin inaugura os dois primeiros Polos Regionais da Escola de Moda da Zona Sul

A Zona Sul da capital paulista recebeu nesta terça-feira, 25, as duas primeiras unidades da Escola de Moda da região. Os Polos Regionais foram inaugurados pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin.

O Projeto Arrastão, no Campo Limpo, será o 11º Polo Regional da Escola de Moda da capital. A primeira turma reuniu 29 alunos, que após o término da formação ainda puderam receber um curso de Empreendedorismo e Educação Financeira, como complemento do curso profissional. Outras 60 pessoas já estão na fila de espera para as próximas aulas.

A moradora Clotilde da Silva Santos, 75 anos, aluna do Projeto Arrastão, revela estar encantada com a costura. “Antigamente, costurava por necessidade, porque não tinha condições de comprar roupas para meus dez filhos. Agora, a costura é uma atividade que me encanta, é o que sei fazer e pretendo aprender cada vez mais”, afirma Clotilde.

O segundo Polo de Moda da Zona Sul foi inaugurado na Comunidade Pro-Rei. A primeira turma, com cerca de 20 alunos, ainda está em curso e deve finalizar as atividades no mês de outubro. Isabel Medina, 37 anos, moradora do Jardim Ana Maria, declara ter realizado sonhos na Escola de Moda.

“Sou faxineira em uma confecção e, ao ver as costureiras trabalhando, ficava imaginando se um dia conseguiria aprender a costurar como elas. No Polo Regional, meu sonho foi realizado. Não sabia nem ligar a máquina e agora já sei fazer até vestido”, apontou a aluna da Escola de Moda da Comunidade Pro-Rei.

O projeto do Fundo Social de Solidariedade doou às duas entidades da Zona Sul um Kit composto de 10 máquinas de costura, sendo 7 retas, 1 overloque, 1 galoneira e 1 caseadeira, 20 cadeiras, 4 mesas de corte e mais um repasse para a aquisição de insumos como fita métrica, tesoura, tecidos, ferro e tábua de passar.